Desfile da X9 alerta para aquecimento global

Escola sai na passarela este ano com cerca de 3.900 componentes, chamando atenção para o problema do aquecimento global

SÃO PAULO

02 de fevereiro de 2008 | 13h27

SÃO PAULO - Campeã dos carnavais de 1997 e 2000, a X9 Paulistana, agremiação da Parada Inglesa, zona norte da capital paulista, sai na passarela este ano com cerca de 3.900 componentes, chamando atenção para o problema do aquecimento global. "Nosso carnavalesco apresentou a idéia e nós concordamos, por ser um tema atual", explica o presidente da escola, José Manoel Gaspar. O samba-enredo "O Povo da Terra Está Abusando. O Aquecimento Global Vem Aí... A Vida Boa Sustentável Pede Passagem", dos compositores Didi, Turko e Paulinho Miranda, fala da necessidade de a população economizar água, cuidar melhor do lixo, combater o desmatamento e a poluição em geral. A canção, que será interpretada por Daniel Collête, prega que, se cada um fizer a sua parte, todos vão ganhar com isso.

Na avenida, o tema será representado por alas com fantasias inspiradas em diferentes animais ameaçados pelas mudanças climáticas, como o urso polar, a morsa, as aves marinhas, os peixes e os crustáceos. Também estarão representados os vilões da destruição do meio ambiente (os combustíveis fósseis, os pesticidas, o lixo urbano) e as soluções para o problema (a reciclagem, a energia solar, os biocombustíveis). "Não vamos ter surpresas no desfile. Faremos como todo ano, com o forte da X9, que é a comunidade", explica Gaspar. A entrada no Sambódromo está prevista para 0h40.

A X9 Paulistana, que completa 33 anos em 12 de fevereiro, terá Priscila Reis como rainha de bateria. Perguntado sobre a presença de celebridades nas filas da escola, Gaspar foi categórico: "A X9 vai sair com 3.900 famosos. Aqui brilham todos da comunidade. Quem for famoso e quiser desfilar com a gente pode comprar sua fantasia, que será muito bem-vindo". Gaspar disse não ter ainda uma estimativa do custo total do desfile da escola. Em 2007, a X9 ficou em 10º lugar no Grupo Especial. Confira o samba-enredo da X9 Paulistana:

O Povo da Terra Está Abusando. O Aquecimento Global Vem Aí... A Vida Boa Sustentável Pede Passagem

Vem pra verNossa família reunidaEu e você, com a X9 na avenidaNa festa do carnavalFazendo um alerta geralPara o planeta não aquecerNossas florestas, nosso pulmão,Destruição pra quê?Alterações que transformaram nosso climaCausando tantas conseqüênciasÀ nossa existência

Não poluir o nosso ar... ô, ô, ô, ôÁgua da fonte pra beberUm solo de plantar, bom de colher

É melhor pararNão custa nada refletirO mal que sempre vai causarJogando lixo por aíÉ tempo sim de reciclarPara salvar o amanhãA solução está na mente sãEm não desperdiçar, a água pode ter um fimSabedoria ao explorar pra energia produzirDepende só de nós o equilíbrio ambientalResponsabilidade social

Oh, Mãe Terra, perdoaiOs seus filhos sem amorÉ preciso preservarO mundo que Deus criou...

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.