Deslizamento de barragem em mina mata operários em MG

Ao menos três trabalhadores morreram no acidente no município de Itabirito; segundo secretário de Meio Ambiente, há desaparecidos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BELO HORIZONTE - O rompimento de uma barragem em uma mina em Itabirito, na região central de Minas Gerais, causou a morte de três operários e deixou cinco feridos na manhã desta quarta-feira, 10. O deslizamento de terra aconteceu em uma área destinada a depósito de rejeitos da Mineração Herculano. As primeiras informações eram de que até dez trabalhadores teriam sido soterrados pela lama. Segundo o Corpo de Bombeiros, outra barragem da empresa foi interditada porque também apresenta risco de ruir.

PUBLICIDADE

De acordo com os bombeiros, o rompimento da barragem aconteceu no início da manhã e toneladas de rejeitos atingiram um caminhão, uma escavadeira e um Fiat Uno, nos quais estavam os trabalhadores que morreram. Quatro operários que estavam a pé e outro que ficou preso em um caminhão foram retirados com vida dos escombros.

Pelo menos 21 militares sediados no município, em Ouro Preto e em Belo Horizonte trabalham no local e fazem escavações manuais, à procura de outras vítimas.

Segundo os bombeiros, toneladas de rejeitos atingiram um caminhão, uma escavadeira e um Fiat Uno, nos quais estavam os trabalhadores que morreram Foto: Corpo de Bombeiros/MG/Divulgação

Colegas dos operários atingidos pelo rejeito ajudaram na retirada das vítimas, que receberam os primeiros atendimentos no local. Pelo menos um dos feridos foi encaminhado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), na capital mineira.

Em entrevista à Globo News, o secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Antônio Marcos Generoso, afirmou que as informações da Mineração Herculano são de que não havia mais vítimas no acidente. Ninguém atendeu o telefone na sede da mineradora, localizada em Itaúna, na região centro-oeste de Minas, e o site da empresa foi retirado do ar após o rompimento da barragem. A Defesa Civil monitora o local.

Em 2001, o rompimento de uma barragem da Mineração Rio Verde matou cinco operários, destruiu a principal via de acesso e soterrou parte de São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foram necessários vários meses para recuperar os estragos causados pelo acidente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.