Dia Internacional da Mulher será marcado por protestos pelo País

Manifestantes reivindicam igualdade de direitos e oportunidades; atos ocorrem em SP e em pelo menos mais 33 cidades do País

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - O Dia Internacional da Mulher terá uma série de manifestações por igualdade de gênero em ao menos 48 países. Pelo menos 34 protestos estão marcados para cidades brasileiras, como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. No Brasil, os protestos também são pautados por críticas a medidas do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), como a reforma da Previdência, e homenagens à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada a tiros em 2018.

Manifestante faz homenagem à vereador Marielle Franco em manifestação do 8 de Março em Madrid Foto: David Fernandez/EFE

PUBLICIDADE

Chamadas de 8M ou Greve Internacional de Mulheres, as manifestações já começaram em diversas cidades fora do País, como Atenas, Paris e Istambul. No Brasil, estão marcadas para o período da tarde. Em alguns locais, antes da concentração, as participanres realizarão oficinas e rodas de conversa.

A concentração em São Paulo começa às 16 horas, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. No Rio, no mesmo horário, as participantes irão se reunir em frente à Igreja de Nossa Senhora da Candelária, na região central.

Mulher segura placa com a frase "Não me diga o que vestir, diga a eles para não estuprar" em Paris, 2019 Foto: Alain Jocard/AFP
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.