Dieta South Beach, também em versão para vegetarianos

A Dieta de South Beach é conhecida por almejar produzir corpos esbeltos para as areias homônimas, mas agora a promessa da dieta de derreter banhas está atraindo um grupo impensável para as fileiras dos loucos por baixos carboidratos: os vegetarianos.Durante anos, baixo teor de carboidrato e dietas vegetarianas tiveram fins opostos no espectro da alimentação. Mas o dr. Arthur Agatston, que criou a Dieta South Beach, diz que desenvolveu uma versão vegetariana de seu projeto muito antes que sua dieta e o best-seller correspondente se tornassem atrações mundiais.Agora, cerca de 4.000 vegetarianos usam o site de sua dieta na Web, que oferece planos e receitas de refeições sem carne. A revista Vegetarian Times apresentou a dieta em sua edição de janeiro. E os vegetarianos despejam milhares de perguntas sobre Agatston, quando ele aparece no rádio e em talk shows.?Fiquei surpreso que tantos vegetarianos tivessem se interessado?, ele diz. Não é o único.?Eu ouço o tempo inteiro as pessoas dizerem ?Como pode? Como você junta uma dieta de baixo teor de carboidrato com o fato de ser uma vegetariana???, diz Deborah Pavek, de 42 anos, uma vegetariana de Salt Lake City que perdeu cerca de seis quilos depois de cerca de dois meses de dieta.David Patlak, um oficial da Guarda Costeira da Flórida, de 1,90 m de altura, assegura que perdeu 22,5 quilos com a dieta de Agatston. Segundo ele, mantém seu estilo de vida predominantemente vegetariano, mas, certas vezes, cede à tentação dos famosos caranguejos das pedras de South Beach.Uma história familiar de obesidade e uma queda por doces contribuíram para que seu peso, antes da dieta, chegasse a 135 quilos.?Nós éramos comedores de açúcar?, Patlak diz de si e da mulher, Maryanne. ?Estivesse na raiz de legumes, estivesse no chocolate vegetariano ou em sobremesas vegetarianas.?Parte do encanto da Dieta South Beach está em que ela permite mais carboidratos ? os seguidores os chamam de carboidratos modificados e não de baixos carboidratos ? do que alguns outros regimes para perda de peso.?Eu não fiz a (dieta) Atkins porque não como carne e não havia jeito de engolir todo aquele tofu (queijo de soja japonês)?, diz Jann Marks, de 45 anos. Mas ela perdeu quase sete quilos com a Dieta South Beach e ?sem comer uma tonelada de tofu?. Mas, então, o que come um seguidor da Dieta South Beach?Montes de legumes, grãos, verduras e produtos de soja. Frutas e alimentos à base apenas de grãos ? como massas de trigo e aqueles conhecidos mingaus de aveia ? são permitidos, com moderação, apenas na segunda e terceira fases da dieta.Se o vegetariano come ovos e alimentos lácteos, estes também são permitidos ? desde que os laticínios tenham baixo teor de gordura.A primeira das três fases da dieta clássica é mais restritiva, cortando todas as frutas, pão, massas, arroz, batata e alimentos assados. Ela dura duas semanas e promete uma perda de peso entre 3,5 a seis quilos. Como para os vegetarianos ela faz algumas concessões em carboidratos, a perda de peso pode não ser tão significativa nessa fase.

Agencia Estado,

16 de junho de 2004 | 17h50

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