Distrito Federal determina retorno do uso obrigatório de máscaras ao ar livre

Decreto determina uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos e proíbe pistas de danças em bares, restaurantes, boates e casas noturnas. Ação visa conter avanço da covid-19 no Distrito Federal

PUBLICIDADE

Por Izael Pereira
Atualização:

BRASÍLIA - O governo do Distrito Federal publicou nesta quarta-feira, 19, um novo decreto que restabelece o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos e em todos os ambientes ao ar livre e um outro que proíbe pistas de dança em bares, restaurantes, boates e casas noturnas. Os textos foram assinados pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante).

Publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), o decreto nº 42.928 determina a utilização obrigatória de máscaras de proteção facial, em todos os espaços públicos, inclusive ambientes ao ar livre, como parques, vias públicas, equipamentos de transporte coletivo, entre outros. No entanto, não há mudanças em relação às recomendações de isolamento social.

Terminal Rodoviário de Brasília tem registro diário de fluxo de pessoas. Decreto do DF determina uso obrigatório de máscara em toda a cidade Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 8/10/2020

PUBLICIDADE

 A exceção vale apenas para atletas em jogo e arbitragem durante o tempo das competições, e vocalistas e instrumentalistas que executem instrumentos musicais de sopro em apresentações ao vivo (os demais integrantes devem usar máscaras e os microfones devem ser individuais).

 A outra medida, o decreto nº 42.927, estabelece que “espaços para dança e aglomeração de pessoas em áreas públicas ou privadas, seja em eventos pagos ou gratuitos”, estão proibidos.

 As ações visam conter o avanço da transmissão da covid-19 no Distrito Federal, que já soma 28.012 casos ativos da doença. Nesta terça, 18, foram confirmadas 4.780 novas infecções, e a taxa de transmissão do vírus chegou a 2,31.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.