Adriano Machado/Reuters
Adriano Machado/Reuters

Empresa alemã que fez auditoria em barragem da Vale diz que colabora com autoridades

TÜV SÜD diz ter feito uma "inspeção regular de segurança" da barragem no dia 26 de setembro e que as inspeções estão de acordo com o previsto

Dayanne Sousa, O Estado de S.Paulo

28 Janeiro 2019 | 12h46

SÃO PAULO - A empresa alemã TÜV SÜD confirmou por meio de comunicado à imprensa que realizou uma auditoria na barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho (MG) e afirmou que está colaborando com as autoridades brasileiras. A companhia afirma que vai providenciar às autoridades todos os documentos necessários, mas que não pode comentar sobre o caso em razão de as investigações estarem em andamento.

A TÜV SÜD diz que fez uma revisão periódica da segurança da barragem no dia 18 de junho e que realizou ainda uma inspeção regular de segurança no dia 26 de setembro. A empresa destacou que essas inspeções estão de acordo com o previsto por portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A auditoria foi mencionada pelo presidente da Vale, Fabio Schvartsman, durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 25. Ele afirmou que os relatórios de auditoria indicavam que a barragem era estável e que o potencial de acidente era baixo.

Veja em tempo real as últimas notícias sobre a tragédia de Brumadinho

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.