
05 de setembro de 2011 | 00h00
No encontro, pesquisadores irão debater "A metrópole brasileira" - com objetivo de fundamentar um projeto de lei, que ela pretende apresentar no Senado, para criar um marco regulatório das regiões metropolitanas. O projeto, capitaneado pela urbanista Nadia Somekh, defende uma regulamentação básica das regiões metropolitanas para todo o País.
"A administração das regiões metropolitanas deve respeitar as especificidades locais, mas é preciso uma regulamentação federal para coordenar a distribuição de recursos e investimentos", afirma a urbanista. "Ainda temos uma concentração no centro Rio-São Paulo."
O projeto tem o apoio dos especialistas em infraestrutura urbana Vincent Renard e Martin Vanier, mas com algumas ressalvas. "É fundamental a coordenação do governo federal. Mas você não pode ter um modelo único para São Paulo e Recife", adverte Renard.
Para Vanier, a organização do Brasil em uma federação de Estados - diferentemente do que ocorre na França, por exemplo - pode facilitar essa coordenação. "Faz cada vez menos sentido tratar centros urbanos diferentes de um modo homogêneo", finalizou o urbanista francês.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.