Estiagem faz 79 cidades decretarem emergência no RS

Estado programa perfuração de poços artesianos em algumas regiões para amenizar a falta de chuva

Solange Spigliatti, Central de Notícias

15 de abril de 2009 | 11h12

A estiagem que atinge o Estado do Rio Grande do Sul desde o começo do ano já provocou a decretação de situação de emergência em 79 municípios, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Para amenizar os problemas que os moradores estão enfrentando com a seca, a Defesa Civil está enviando água potável e reservatórios móveis às áreas mais atingidas do Estado.

 

Veja também:

 A previsão do tempo para a sua cidade 

Nos últimos dias, foram remetidos 12,5 mil litros de água a Alpestre, Barra do Guarita, Pinheirinho do Vale, Vista Gaúcha e Tenente Portela. Para os próximos 60 dias, está programada a abertura de dois poços artesianos por comunidades das zonas rurais de 20 municípios da região noroeste, a mais atingida pela seca, totalizando 40 poços.

Segundo a Defesa Civil estadual, mais de 600 pequenos açudes estão em fase de construção para irrigação de plantações e fornecimento de água aos animais. Em Floriano Peixoto, no norte do Estado, a Defesa Civil realizou, na manhã de ontem, visita de inspeção às obras de perfuração de poços artesianos. Com problemas de racionamento de água na área urbana, o município enfrenta redução dos recursos hídricos em consequência da estiagem.

Tudo o que sabemos sobre:
climaestiagemRS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.