Fichas-sujas se juntam a Alckmin em caminhada

Os candidatos a deputado estadual Uebe Rezeck (PMDB) e Hélio Bastos (PDT) constam em lista da Lei da Ficha Limpa

Brás Henrique, O Estado de S.Paulo

24 de julho de 2010 | 00h00

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, Geraldo Alckmin, fez uma caminhada inusitada ontem à tarde pelas rua do centro de Bebedouro, na região de Ribeirão Preto.

Por cerca de meia hora ele entrou em lojas e cumprimentou eleitores tendo ao lado, entre aliados de sua coligação, dois candidatos a deputado estadual cujos nomes constam na primeira lista da Lei da Ficha Limpa divulgada pela Procuradoria Regional Eleitoral: Uebe Rezeck (PMDB), de sua coligação, e Hélio Bastos (PDT), da chapa que apoia Aloizio Mercadante (PT).

Ao ser questionado sobre a Lei do Ficha Limpa, Alckmin disse, num primeiro momento, concordar. "Sou favorável, acho que é muito importante melhorar a política, assim como sou favorável à reforma política, com voto distrital", afirmou.

Na saída para Avaré, porém, ao ser indagado sobre os dois candidatos fichas-sujas em sua comitiva, esquivou-se: "Isso é um tema que a Justiça vai esclarecer, é questão de semanas." Minutos depois, ao sair de um café, o, Bastos se aproximou e o cumprimentou, com Rezeck ao lado.

Ex-prefeito de Barretos, Rezeck concorre à reeleição para a Assembleia. Bastos foi três vezes prefeito de Bebedouro e tenta agora a Assembleia. "O Geraldo é meu amigo pessoal", disse, justificando sua presença ali, já que está com Mercadante.

Outro estranho no ninho era o prefeito da cidade, João Batista Bianchini (PV), suspeito de contratações irregulares pela Prefeitura e que pode ser cassado pela Câmara. Orestes Quércia (PMDB), candidato ao Senado, também estava na comitiva.

Sobre a campanha nacional de José Serra, Alckmin mostrou-se otimista. "Está indo bem. É disputado, mas o Serra está com conteúdo", afirmou, acrescentando: "O Lula não é candidato, é uma grande diferença, e vamos chegar lá."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.