01 de agosto de 2010 | 00h00
A campanha, que foi ao ar ontem à noite em cadeia nacional, começou com um pronunciamento oficial do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Agora, emissoras de rádio e TV terão de reservar 10 minutos diários para exibir as peças publicitárias até 3 de outubro.
Além de esclarecer dúvidas sobre o voto em trânsito, digitação dos números dos candidatos nas urnas e recomendar o uso de "colas" para reduzir o tempo gasto nas cabines de votação, um dos filmes lembra que, pela primeira vez, o eleitor terá de comparecer à seção com o título eleitoral e carteira de identidade com foto.
Outra novidade lembrada pelos filmetes é a possibilidade de o eleitor votar para presidente e vice-presidente mesmo se não estiver em seu domicílio eleitoral. A campanha esclarece as providências que o eleitor tem de tomar para garantir a prerrogativa no dia das eleições.
Pesquisa qualitativa encomendada pelo TSE mostrou que a maioria do eleitorado desconhece as funções dos ocupantes dos cargos eletivos. Por isso, filmetes vão detalhar as atribuições de deputados estaduais e federais, senadores, governadores e do presidente.
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