PUBLICIDADE

Fórmula privilegia partidos com pouca expressão

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apesar de sua escassa representação política, os seis partidos "nanicos" que lançaram candidatos na eleição presidencial de 2010 abocanharam quase um quarto do horário destinado à propaganda eleitoral.Isso voltará a acontecer no futuro. Ao definir que um terço da propaganda seja dividido entre todos os partidos com candidatos, independentemente de seu tamanho, a legislação privilegia as pequenas legendas.Dos seis presidenciáveis nanicos que concorreram este ano, cinco eram de partidos que nem sequer tinham representantes na Câmara dos Deputados - PCB, PCO, PSDC, PRTB e PSTU. O sexto micropartido que concorreu à Presidência foi o PSOL, cuja bancada é de três deputados (0,6% do total de parlamentares).Apesar de contar com cerca de 25% do tempo destinado aos candidatos, os nanicos obtiveram, somados, aproximadamente 0,15% do total de votos no primeiro turno.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.