SÃO PAULO - Uma reportagem publicada pelo Estado nesta sexta-feira, 4, relatou que ao menos duas pessoas foram vítimas do "golpe do delivery" ao pedir refeição por aplicativo. A produtora cultural Thássia Moro pagou com cartão de débito R$ 2 mil por um burrito que custava R$ 35. O prejuízo do gerente de projetos Luis Sanches foi ainda maior: R$ 4.621,68 por uma comida indiana de R$ 108,50.
Em ambos os casos, os clientes encomendaram o prato pelo app do iFood. A empresa explicou que crimes como esses acontecem quando entregadores usam máquinas de pagamentos não vinculadas à companhia e, "se aproveitando da distração dos consumidores", adulteram o valor da compra.
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DICAS: Veja como se prevenir do 'golpe do delivery'
- Sempre que possível, pague por meio do aplicativo, e não pelo cartão de crédito ou débito na hora da entrega.
- Peça para o entregador tirar o capacete e tente fazer o pagamento em um ambiente que esteja sendo filmado.
- Certifique-se de que o valor digitado na máquina de pagamentos corresponde ao valor do pedido. Se a máquina estiver danificada a ponto de dificultar a visualização do valor, se recuse a pagar e peça por outro equipamento.
- Ative no seu banco o serviço de informe por SMS de pagamentos feitos no crédito e no débito. Assim que fizer o pagamento, confira a notificação enviada por mensagem.