PUBLICIDADE

Governo do Maranhão decreta estado de emergência no sistema prisional

Medida foi tomada para conter crise instalada após confronto entre facções dentre de presídio, na quarta-feira; Força Nacional de Segurança foi acionada

Por Ernesto Batista
Atualização:

São Luís - O governo do estado do Maranhão decretou estado de emergência no sistema carcerário estadual e já solicitou apoio da Força Nacional de Segurança para controlar a crise instalada desde quarta-feira. 9, quando duas facções criminosas - o Bonde dos 40 e o Primeiro Comando do maranhão (PCM) - entraram em confronto dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, deixando um saldo de nove mortos e 20 feridos. O documento foi assinado na tarde dessa quinta-feira, 11, e divulgado nesta sexta.

PUBLICIDADE

"A governadora esse decreto para facilitar os procedimentos licitatórios, agilizar em matéria de burocracia e, com isso, vai facilitar substancialmente não só a construção, mas a ampliação de presídios. Na capital, será um, e nove no interior", explicou o secretário de estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa. "Fora isso, serão reformadas outras unidades do interior da Polícia Judiciária que passarão para a Polícia Civil e vai nos dar um suporte de 1.800 vagas, eliminando déficit carcerário em definitivo no Maranhão", concluiu.

"A governadora já fez o contato com o Ministério da Justiça. Acredito que, brevemente, por esses dias, estão chegando homens da Força Nacional para ocupar as permanências dos nossos presídios", completou Uchôa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.