Governo do Paraná vai ajudar na recuperação de teatro atingido por incêndio

Fogo destruiu quase todo o prédio na tarde de domingo, 12; local foi liberado pela Defesa Civil hoje

estadão.com.br,

13 Fevereiro 2012 | 15h17

SÃO PAULO - O Governo do Paraná dará total auxílio para a reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde, de Londrina, destruído por um incêndio no domingo, 12. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 13, pelo governador Beto Richa. Ele disse que pedirá o envolvimento da bancada paranaense em Brasília para que o governo federal também apoie a recuperação do prédio.

O fogo começou às 15h30 e em poucos minutos fez teto e parte de uma parede desabarem. Não houve feridos. Um vigia que estava no local acionou o Corpo de Bombeiros, que enviou diversas equipes para o local às 16 horas. Ao menos 20 homens trabalharam para controlar as chamas. A energia elétrica teve de ser cortada na região.

Na manhã de hoje, a Defesa Civil liberou o prédio após a inspeção no local. Muitos equipamentos foram preservados, incluindo instrumentos musicais e aparelhos de iluminação.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é responsável pelo teatro desde 1978. O teatro estava fechado desde dezembro para reforma. Com capacidade para 950 pessoas, deveria ser reaberto em 10 de março, dando início às comemorações dos 60 anos de existência.

O Ouro Verde foi inaugurado em 24 de dezembro de 1952, quando Londrina ainda vivia o auge do café. Daí a escolha do nome. Em 1998, ele foi tombado como patrimônio histórico e cultural do Paraná.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.