Governo federal determina que Força Nacional atue no MA

Segurança será feita inicialmente durante 30 dias na Região Metropolitana de São Luís; a decisão foi do Ministério da Justiça

Ayr Aliski, O Estado de S. Paulo

24 de setembro de 2014 | 14h03

BRASÍLIA - A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vai atuar na segurança pública na Região Metropolitana de São Luís, em apoio ao governo do Maranhão. A determinação está presente em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 24.

Inicialmente, a Força Nacional ficará na capital maranhense pelo período de 30 dias, com o objetivo de "preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio na cidade de São Luís e Região Metropolitana". Esse prazo, porém, poderá ser prorrogado, caso necessário.

A decisão de enviar a Força Nacional para a capital do Maranhão foi tomada pelo Ministério da Justiça, que levou em consideração manifestação expressa da governadora Roseana Sarney (PMDB), contida em ofício de 22 de setembro.

Desde o último sábado, 20, a Região Metropolitana de São Luís registrou ataques em pelo menos oito diferentes pontos. A onda de violência começou depois de uma transferência de detentos para o novo Presídio São Luís III. Ônibus, viaturas e carros foram incendiados. A principal suspeita é de que os ataques estejam sendo coordenados de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Tudo o que sabemos sobre:
MaranhãoSão LuísForça Nacional

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.