Governo vai aprovar agrotóxico que não conseguir analisar em até 60 dias

Decisão foi publicada nesta quinta-feira, 27, no Diário Oficial da União; pelo texto, fica liberada a 'aprovação tácita' de agrotóxicos nos casos em que o próprio ministério descumprir prazo

PUBLICIDADE

Foto do author André Borges
Por André Borges
Atualização:

BRASÍLIA – O governo decidiu aprovar a entrada de novos agrotóxicos no País, caso esses produtos não sejam analisados pelo próprio poder público no prazo de até 60 dias.

Governo vai aprovar agrotóxico que não conseguir analisar em até 60 dias Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 27, no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Pelo texto da portaria 43, que tem a data de 21 de fevereiro, fica liberada a “aprovação tácita” de agrotóxicos nos casos em que o próprio ministério, por meio de sua Secretaria de Defesa Agropecuária, descumprir o prazo de 60 dias para análise do pedido.

O governo argumenta que a aprovação dos agrotóxicos não exime fabricantes da necessidade de submeter seus produtos a análises dos ministérios da Saúde e Meio Ambiente. Em janeiro, o Ibama declarou ao Estado que iria vetar o licenciamento tácito a processos ligados à liberação de novos agrotóxicos.

O portaria do Mapa entra em vigor em 1 de abril. A licença automática é tema extremamente polêmico entre especialistas do meio ambiente. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.