PUBLICIDADE

Grande Curitiba vive onda de ataques e roubos a caixas eletrônicos

Só neste mês, já foram 14 ataques na Região Metropolitana; casos mais recentes ocorreram nesta 5ª

Por Evandro Fadel
Atualização:

CURITIBA - Desde o início do ano foram registrados em Curitiba e região metropolitana 14 ataques a caixas eletrônicos, a maioria em estabelecimentos comerciais, cujos proprietários mostram-se preocupados com a onda. Três aconteceram na manhã desta quinta-feira, 19, com tentativas de arrombamento em agências bancárias de Curitiba e Piraquara, e a explosão de um caixa em um mercado de Colombo. Duas pessoas foram presas.Segundo o delegado Alexandre Macorin, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), todas as instituições policiais estão unidas. "Essa nova modalidade vem assolando não só a capital do Paraná, mas várias cidades grandes do Brasil, e essas prisões feitas aqui foram boas no sentido de ajudar nas investigações", disse.

 

PUBLICIDADE

"Tenho convicção de que a polícia vai conseguir evitar o aumento desse tipo de crime." Ele acentuou que há colaboração dos bancos.O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindicombustíveis), Roberto Fregonese, disse que muitos empresários já pediram para retirar os caixas de seus estabelecimentos. "Está aumentando o nível de violência e, no nosso caso, dinamite e posto não combinam", ponderou.

 

Para os postos, o caixa eletrônico atrai clientes e traz renda com o aluguel. "Mas não dá para contar com segurança pública mais efetiva e, para colocar a privada, não existe recurso financeiro, então o setor deve rever isso e infelizmente vai acabar suprimindo o serviço", afirmou.A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) pronunciou-se por meio de nota, em que orienta os filiados a "intensificar a segurança e o monitoramento nos estabelecimentos".

 

"Entendendo que os caixas eletrônicos instalados nos supermercados oferecem um serviço à população, a Apras busca com as autoridades locais medidas para garantir a segurança de todas as pessoas que utilizam o serviço e, também, o próprio estabelecimento, já que os ataques passaram a ser mais violentos, utilizando reféns e armamentos pesados", disse a nota. Explosão. Num dos ataques desta manhã, em Colombo, um caixa eletrônico foi explodido com dinamite dentro de um supermercado, após quatro pessoas renderem o proprietário, funcionários e um cliente. O local ficou bastante destruído, mas ninguém se feriu.

 

O dinheiro que não se queimou ficou manchado. O dono recentemente tinha pedido a retirada do terminal por temer que pudesse acontecer o assalto, mas não deu tempo. Ninguém foi preso. As prisões foram feitas na madrugada, após a polícia ser alertada de que homens haviam invadido uma agência bancária no centro de Curitiba. No local havia um maçarico e dois cilindros de gás.

 

Pela manhã, em Piraquara, na região metropolitana, o terminal de autoatendimento próximo à prefeitura teve os vidros quebrados, mas a tentativa de explosão foi frustrada. Os bandidos usaram uma bomba caseira feita com tubo de PVC e massa de tiro.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.