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Ibope muda tática de Serra e Lula

Nordeste é o alvo da ofensiva do tucano e de maratona do principal cabo eleitoral de Dilma

Por Malu Delgado
Atualização:

Tucanos e petistas reavaliam estratégias de campanha diante da divisão regional revelada pela última pesquisa de intenção de votos do Ibope, em que José Serra (PSDB) lidera no Sul-Sudeste e Dilma Rousseff (PT) no Norte-Nordeste.Além de ter escolhido Salvador para lançar a candidatura de Serra, o PSDB aposta em palanques fortes no Ceará, Paraíba, Alagoas e Pernambuco para aumentar a inserção do tucano. Cabos eleitorais como Tasso Jereissati (CE), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Paulo Souto (DEM-BA), Teotônio Vilela (AL), João Alves (SE) e Jackson Lago (PDT-MA) ajudarão a reduzir a vantagem de Dilma na região, garantem dirigentes do PSDB. Já o PT conta com a ação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para consolidar a preferência de Dilma no Nordeste e difundir seu nome entre os beneficiários de programas sociais em regiões metropolitanas do País. Em outra frente, dará prioridade a agendas da petista no interior de São Paulo, especialmente no Vale da Paraíba, onde o PSDB tem forte penetração. "São Paulo definirá a eleição", disse o presidente do PT-SP, Edinho Silva. Lula anunciou ontem uma maratona ao Nordeste, num contraponto ao lançamento de Serra. Irá a Fortaleza, Natal, Maceió, Aracaju e Salvador. "Até o final do governo vai aumentar a exigência de viagens", disse, referindo-se às inaugurações. Lula acrescentou que viajará aos sábados e domingos.Para a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, o voto regional pode ter mais impacto que a divisão de classes sociais. "Não é um voto de classe, como parecia ser em 2006", disse, em debate com o jornalista José Roberto de Toledo. "A pesquisa mostrou que os pobres e ricos do Sul votariam nos mesmos candidatos, assim como os pobres e ricos do Nordeste", afirmou Toledo. O tucano, avaliam, terá mais dificuldade de construir um discurso já que, segundo a pesquisa, a maioria dos eleitores vê melhoras na geração de emprego e consumo. / COLABOROU LUCAS DE ABREU MAIA

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