Identificadas as três vítimas da queda de helicóptero

A causa do acidente será investigada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

O acidente com um helicóptero durante inspeção na rede de energia da Eletropaulo provocou a morte de três pessoas e pânico na Lapa, zona oeste. O Bell 206 Jet Ranger, prefixo PT-HOQ, da empresa Plana Brasil Táxi Aéreo, saiu do Campo de Marte às 13h46 e, 14 minutos depois, estava em chamas na Rua do Curtume. As vítimas foram o piloto Atila Limp da Costa Mafra, de 29 anos, o coordenador de linha de transmissão José de Oliveira Souza, 35 anos, e o técnico de manutenção Marcelo da Silva, 30 anos. Os passageiros eram funcionários da Eletropaulo. O acidente foi testemunhado por dezenas de moradores e trabalhadores, que acompanharam as tentativas do piloto de fazer um pouso forçado. A dona de casa Aparecida Alves Leite de Siqueira, de 73 anos, contou que o helicóptero se aproximou da área de lazer do condomínio Central Park Lapa, onde ela mora. Aparecida imagina que o piloto evitou pousar ali porque havia crianças brincando no local. O aparelho voltou a ganhar altitude, fez uma curva e caiu. "Ele poupou outras vidas, foi um herói", disse Aparecida. Na Rua do Curtume, o helicóptero bateu no prédio do número 101, da empresa DGT Logística. Uma das portas do Ranger parou no telhado. A cauda enroscou na fiação, ficou pendurada e a cabine caiu na rua. Houve uma forte explosão. Os Bombeiros chegaram em cinco minutos, mas os corpos da vítimas já estavam carbonizados. O designer José Flávio Topolski, de 23 anos, que fez a foto que ilustra essa matéria, trabalha numa empresa vizinha. Disse que ouviu um helicóptero se aproximando e, a seguir, um estrondo e estouros em postes. A região ficou às escuras. "Havia uma grande fumaça preta e algumas pessoas começaram a passar mal e a chorar", contou. Segundo funcionários da DGT, câmeras de segurança devem ter filmado o acidente, mas não foi possível ver as imagens por causa da falta de energia. Peritos recolheram as fitas. A causa do acidente será investigada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O responsável pela segurança de vôo da Plana Brasil, Ruy Queirós, afirmou que o helicóptero havia passado por manutenção recente e o piloto era treinado para trabalhos em baixa altitude. "Por enquanto, não temos idéia de qual foi o problema", disse. O presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros, Carlos Alberto Artoni, acha mais provável ter ocorrido falha mecânica. "Com certeza, o comandante procurava um lugar para pousar. Numa cidade como São Paulo, você precisa jogar o aparelho em um rio ou numa rua." São Paulo possui o segundo maior tráfego de helicópteros do mundo, ficando só atrás de Nova York. Colaborou Luciana Garbin.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.