Instabilidade climática não atingiu Itaipu, diz meteorologista

Ministro diz que técnicos trabalham com a hipótese de que problema atmosférico tenha motivado o blecaute

Bianca Pinto Lima, do estadao.com.br,

11 Novembro 2009 | 09h11

Não havia zonas de instabilidade climática na região da Hidrelétrica de Itaipu (na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina) no momento do apagão, que deixou mais de 10 Estados brasileiros sem energia elétrica por volta das 22h15 de terça-feira, 10, segundo informou a meteorologista Camila Ramos, da Climatempo. A análise vai contra a afirmação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que informou que os técnicos trabalham com a hipótese de que algum problema atmosférico, como raios ou tempestades, tenha motivado a queda da energia. A causa definitiva do blecaute, contudo, ainda não foi diagnosticada.

 

Veja também:

linkConfira a situação do trânsito em SP pós-blecaute

lista Conheça o histórico dos grandes apagões brasileiros

mais imagens Imagens do blecaute que atingiu o Brasil

especialLeia a cobertura completa sobre o blecaute

blog TUTTY: você prefere apagão, tiroteio ou enchente?

 

A região da tríplice fronteira, segundo Camila, teve chuva não muito forte entre a manhã e o início da tarde de terça-feira, que cessou durante a noite. De acordo com a meteorologista, havia alta instabilidade em outras regiões do País, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, como nuvens carregadas e ventos fortes, mas nada em "proporções extraordinárias". "Não foi nada que não tenha acontecido na semana passada ou retrasada", afirma a meteorologista. O tempo instável, segundo ela, continua nesta quarta-feira. A previsão é de chuva forte no norte no Estado de São Paulo, em Goiás e no Oeste do Paraná.

 

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, reforçou nesta quarta-feira, 11, que "condições meteorológicas adversas", na região de Itaberá (SP), derrubaram três linhas de transmissão. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, no entanto, negou a relação entre apagão e mau tempo. Segundo ele, o que aconteceu na noite de terça-feira foi um acidente e não há como garantir que acidentes não acontecerão.

 

Texto atualizado às 12h50

 

(com Renata Veríssimo, da Agência Estado)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.