Líder do governo Lula amplia seu poder em Roraima

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), ampliou seu poder em Roraima nestas eleições. Além de conseguir a reeleição para o terceiro mandato, elegeu deputada federal a ex-mulher, Teresa Jucá, e o filho Rodrigo Jucá para a Assembleia Legislativa do Estado.

LOIDE GOMES, ESPECIAL PARA O ESTADO DE BOA VISTA, O Estado de S.Paulo

09 Outubro 2010 | 00h00

Ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Jucá foi representante feminina na Câmara Federal mais votada no Estado. O rapaz, que tem 29 anos e é formado em Direito, foi o segundo deputado estadual na preferência dos eleitores.

Será o primeiro cargo eletivo ocupado por Rodrigo. Antes disso, ele foi presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) e do Sebrae de Roraima, por influência do pai.

Jucá, o filho, só teve menos votos que o veterano Mecias de Jesus (PR), que é presidente da Assembleia Legislativa. Mecias também expandiu o alcance de sua influência política com a eleição de seu filho, Johnathan Pereira de Jesus, como deputado federal. O rapaz de 27 anos é estudante de medicina.

Sem nunca ter se envolvido em política, Johnathan foi transformado em candidato numa manobra do pai para se vingar do deputado federal Luciano Castro (PR), ex-aliado que impediu sua candidatura ao Senado, pressionado por Jucá e pelo governador Anchieta Júnior (PSDB).

O troco veio nas urnas. O filho amealhou 16.532 votos enquanto Luciano se reelegeu na quinta posição, com 12.152.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.