Liquidação total para vender mais no Dia dos Pais

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Por Agencia Estado
Atualização:

Mais da metade das empresas do comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo decidiu fazer algum tipo de promoção para o Dia dos Pais para ampliar, em média, em 3% o faturamento ante a mesma data do ano passado. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) com 120 comerciantes revela que 68% das empresas optaram por promover os produtos. O porcentual é ainda maior no caso dos bens duráveis, que chega a 76%. "As lojas aproveitam que o consumidor está com mais dinheiro na mão para atrair a clientela com promoções", diz a diretora da Assessoria Econômica da entidade, Fernanda Della Rosa. A economista observa que a estratégia das promoções também foi usada no Dia das Mães, quando 63% das empresas optaram por esse mecanismo para aumentar a venda. Segundo a pesquisa, a promoção preferida pelos lojistas é o parcelamento sem juros (42% das empresas), seguida por oferta especiais (31%). A economista ressalta que, se o crescimento de 3% no faturamento se concretizar, haverá apenas uma recuperação parcial ante o ano anterior. No ano passado, as vendas do Dia dos Pais caíram 5,4%. O comércio de bens semiduráveis, que inclui confecções e calçados, é o segmento mais otimista com as vendas. A expectativa dos lojistas é ampliar em 5,9% o faturamento no período em relação a 2003. Para os bens duráveis, no entanto, a projeção é bem menor, de um crescimento de cerca de 1% na comparação com 2003. A pesquisa mostra que o cartão de crédito lidera os meios de pagamento, com 61% das vendas. O velho cheque pré-datado perdeu o fôlego neste ano. De acordo com os lojistas, esse meio de pagamento responde por apenas 4% das vendas. Já o pagamento à vista com dinheiro, cheque ou cartão, representa 15% dos negócios. Fernanda diz que os consumidores têm intenção de pagar à vista, mas optam pelo parcelamento porque compram mais do que pretendiam para aproveitar as promoções.

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