Lula vai a Serra Pelada entregar concessão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no dia 7 de maio, em Curionópolis (PA), para entregar aos garimpeiros de Serra Pelada a concessão da lavra para exploração mecanizada de ouro. Ela será feita em consórcio entre uma empresa canadense e a cooperativa dos trabalhadores.

Carlos Mendes, BELÉM, O Estado de S.Paulo

17 de abril de 2010 | 00h00

A licença de instalação será entregue na segunda-feira pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) ao Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM). Será a penúltima etapa do processo para o começo da exploração mineral na cava, de 200 metros de profundidade, onde haveria no mínimo 60 toneladas de ouro

O presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gesse Simão, informou ao Estado que 40 mil garimpeiros estarão em Curionópolis para receber Lula. Toda a estrutura da visita já foi praticamente concluída.Segundo o ex-ministro Edison Lobão, a comitiva de Lula inclui a ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência.

A governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), foi informada ontem pela Presidência sobre a visita de Lula ao Estado. Ela determinou ao secretário de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, que acelere a análise técnica e libere a Licença de Instalação solicitada pela Coomigasp.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.