Lula vai virar enredo de carnaval

Torcedor fanático do Corinthians, ex-presidente será tema da Gaviões para o desfile de 2012

Daiene Cardoso, O Estado de S.Paulo

02 Julho 2011 | 00h00

Após ganhar biografia, virar tema de história em quadrinhos, aparecer como personagem do desenho animado South Park e ver sua vida contada na tela do cinema, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado agora pelo carnaval de São Paulo. O corintiano fanático foi escolhido pela Gaviões da Fiel como tema de seu desfile de 2012. A escola de samba paulistana anunciou ontem o enredo com título provisório "Verás que o filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação!".

Com a aprovação de Lula, a agremiação discutiu durante três meses com assessores do ex-presidente a proposta de homenagem. Segundo a escola, outros dois temas foram cogitados, mas Lula foi o escolhido pela sua identidade histórica com o Corinthians e a variedade de abordagens que os carnavalescos Delmo Moraes, Igor Carneiro e Fábio Lima terão para explorar na avenida. A ideia, de acordo com a escola, é homenagear o personagem que representa o povo brasileiro, o nordestino sofrido e sua identificação com o "time do povo". A Gaviões pretende usar a literatura de cordel para contar a vida de Lula.

Em nota, a escola afirma que não pretende fazer uma "panfletagem político-partidária" no sambódromo do Anhembi. "A intenção desse enredo é prestar uma homenagem ao povo brasileiro, ao sertanejo sofrido e, especialmente, ao corintiano."

Para contar essa história, o povo brasileiro será o protagonista e o personagem central será o corintiano, metalúrgico e ex-presidente do Brasil. "Criando essa identidade, o enredo contará a história de lutas e vitórias da nação brasileira", diz a nota.

Neste ano, Lula declinou na última hora do convite para desfilar pela Tom Maior, que homenageou São Bernardo do Campo. A expectativa é que, sendo o grande homenageado da Gaviões da Fiel, ele não decepcione os corintianos que verão o desfile da escola.

A popularidade de Lula costuma render dividendos no mundo pop. Em 1995, uma frase do ex-presidente se transformou na música Luiz Inácio (300 picaretas), do Paralamas do Sucesso. Eleito "o cara" pelo presidente americano Barack Obama, acabou virando "ponta" em um episódio do South Park, em 2009, no qual fazia parte de uma comissão formada pelos principais chefes de Estado do mundo para livrar a Terra da invasão de um bandido intergaláctico.

Em 2010, o cineasta Fábio Barreto lançou Lula, o Filho do Brasil para contar sua trajetória desde a infância pobre em Pernambuco até se tornar líder dos metalúrgicos do ABC. No ano passado, a editora Sarandi lançou a coleção História do Brasil em Quadrinhos, cujo primeiro volume aborda a história do ex-presidente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.