ALEX SILVA/ESTADAO
ALEX SILVA/ESTADAO

Maior fluxo entre cidades do País é Guarulhos/São Paulo

No total, 146,3 mil pessoas se deslocam regularmente entre as duas cidades, segundo o Censo 2010, divulgado nesta quarta-feira

Luciana Nunes Leal, O Estado de S. Paulo

25 Março 2015 | 10h00

RIO - O maior fluxo entre municípios do País é Guarulhos/São Paulo. No total, 146,3 mil pessoas se deslocam regularmente entre as duas cidades, segundo o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 25. A grande maioria, 118.020 pessoas, sai de Guarulhos para trabalhar ou estudar na capital e 28.310 fazem o sentido contrário. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não aponta qual é a periodicidade do deslocamento, mas sabe-se que, em cidades vizinhas, trabalhadores e estudantes costumam fazer o trajeto de ida e volta diariamente. 


Outro grande deslocamentos no Estado acontece entre Osasco e São Paulo. Pouco mais de 91 mil pessoas vão de Osasco para a capital, para trabalhar ou estudar, e 20.688 vão de São Paulo para Osasco, somando 112,4 mil pessoas que se deslocam entre as duas cidades. 

O maior fluxo que não inclui a capital é entre Santo André e São Bernardo do Campo (69,7 mil pessoas). Saem de Santo André para trabalhar ou estudar em São Bernardo 45.598 pessoas. Pouco mais de 24 mil fazem o sentido contrário. 

Mais conteúdo sobre:
IBGESão PauloGuarulhos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.