17 de junho de 2011 | 09h45
RIO - Uma operação para retirar moradores de rua das chamadas "cracolândias" recolheu 21 pessoas na noite de quinta-feira em bairros da zona sul do Rio: 15 adultos e seis crianças. Foi a 14ª ação realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e as polícias Civil e Militar. Desde 31 de março, 953 usuários de crack foram retirados das ruas, sendo 762 adultos e 191 crianças e adolescentes.
Participaram da operação 30 policiais e 15 funcionários da secretaria. Eles percorreram pontos dos bairros Flamengo, Laranjeiras, Catete e Glória. Segundo a Smas, foram apreendidas 85 "trouxinhas" de maconha, 28 pedras de crack, além de facas, canivetes e estiletes e material para consumo da droga.
Depois de terem sido recolhidos, todos passaram por um processo de identificação na polícia; os menores, na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Esta foi a 5ª operação desde a publicação, no Diário Oficial do Município, da regulamentação que determina a "internação compulsória" dos jovens para tratamento médico, mesmo contra a vontade deles ou da família.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.