Mau tempo prejudica operações de aeroportos no País

Instabilidade nas regiões Sul e Sudeste causou atrasos e cancelamentos de voos pelo País

PUBLICIDADE

Por Solange Spigliatti
Atualização:

São Paulo, 13 - Por causa do mau tempo que atingiu as regiões Sul e Sudeste do País na noite desta terça-feira, 12, alguns aeroportos do País ficaram fechados durante a madrugada ou operavam com auxílio de instrumentos na manhã desta quarta-feira, 13, provocando atrasos ou cancelamentos de voos.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ficou fechado para pousos das 18h46 até o encerramento das suas operações, às 23h de terça-feira, por causa do nevoeiro. Às 19h33, as operações de decolagens também foram suspensas e só retornaram às 19h53. Por isso, as companhias aéreas foram obrigadas a cancelar voos e a realocar os passageiros em voos de outras empresas aéreas nesta manhã, provocando atrasos.

PUBLICIDADE

As operações para pousos e decolagens ainda estavam sendo feitas com auxílio de instrumentos às 9h15 em Congonhas. Entre os 50 voos previstos para o período, 15 sofreram atrasos e 14 foram cancelados. No Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, que operava com ajuda de instrumentos desde a madrugada, 11 foram cancelados e nove registram atrasos, entre os 66 voos previstos.

O nevoeiro também atrapalhou as operações no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba. As operações de pousos e decolagens foram suspensas às 18h15 desta terça-feira, por conta do nevoeiro, e só reabriu às 6h15 desta quarta. O aeroporto fica fechado diariamente da meia-noite às 6 horas por conta de obras.

O fechamento durante quatro horas provocou atrasos e cancelamentos de vários voos, segundo a Infraero. Nesta manhã, as operações para pousos e decolagens são feitas com auxílio de instrumentos. Até as 9 horas, 13 voos foram cancelados e 12 registraram atrasos de mais de meia hora, entre os 30 programados para o período.

No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont operava no visual e não registrava movimentação atípica, segundo a Infraero. Entre os 36 voos previstos, três estavam atrasados e seis foram cancelados.

No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, as operações também eram feitas no visual e o movimento estava tranquilo. Das 20 chegadas programadas, três foram canceladas e cinco tiveram atrasos. Nas 40 partidas, duas foram canceladas e duas estavam atrasadas.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.