WILTON JUNIOR/ESTADÃO
WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Milhares vão a velório de vereadora na Câmara Municipal do Rio

Entidades ligadas aos direitos humanos, principalmente das mulheres e dos negros, espalham cartazes em homenagem a Marielle Franco

Fábio Grellet / Rio, O Estado de S.Paulo

15 Março 2018 | 14h12

Milhares de pessoas se aglomeram ao redor do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, no centro, nesta quinta-feira, 15, em razão do velório da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

+ Homenagem na Câmara a vereadora morta vira ato contra intervenção e governo Temer

+ Senadores pedem que PF atue nas investigações da morte de Marielle

O velório é restrito a parentes e amigos da vereadora, morta por volta das 21h45 de quarta-feira 14, quando trafegava pela Rua Joaquim Palhares, no centro do Rio. Ela voltava de um evento na Lapa, região central, para sua casa, na Tijuca (zona norte), quando um carro branco emparelhou com aquele em que ela estava e alguém disparou pelo menos nove tiros. Marielle e o motorista morreram na hora.

+ Observatório da intervenção no RJ diz que morte de Marielle foi 'assassinato político'

+ Temer manda Jungmann ao Rio para acompanhar investigação de morte de Marielle

Na Cinelândia, o clima é de muita comoção. Entidades ligadas aos direitos humanos, principalmente das mulheres e dos negros, espalham cartazes em homenagem à vereadora, atuante nessas áreas. A todo momento, alguém puxa um coro gritando o nome de Marielle para que em seguida todos gritem "presente", forma de registrar que a memória da vereadora permanece.

Muitos estudantes também foram à Cinelândia. "Marielle era nossa esperança na Câmara, séria e combativa em meio a tantos maus políticos. Soube da morte dela ontem (quarta-feira) à noite e nem consegui dormir. Passei a noite acompanhando notícias sobre o crime", afirmou a estudante de História na Universidade Federal Fluminense (UFF) Maria Eduarda Santos, de 19 anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.