Milhas: principal queixa está relacionada à falta de informação

Maria Inês Dolci, da Proteste, diz que os participantes dos programas das aéreas muitas vezes não têm os dados necessários para usar seus pontos

PUBLICIDADE

Por Laura Maia
Atualização:

SÃO PAULO - A principal queixa dos participantes dos programas de fidelidade das companhias aéreas está relacionada à falta de informação, afirma a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, diz que o consumidor muitas vezes não tem os dados necessários para que possa usufruir das suas milhas (ou pontos).

PUBLICIDADE

Em caso de queixa sobre o funcionamento dos programas de relacionamento, a Proteste recomenda que o consumidor entre em contato diretamente com a companhia aérea para protocolar a reclamação. "Também é importante denunciar o problema junto aos órgãos de defesa do consumidor porque às vezes não é um caso isolado", afirma Maria Inês.

Comercialização de Milhas. Segundo o regulamento das quatro maiores companhias aéreas brasileiras, é proibida a comercialização das milhas. Entretanto, são muitas as empresas que realizam o serviço de compra e vendas online de milhas de terceiros, uma vez que a passagem de um usuário de um programa de fidelização pode ser emitida no nome de outra pessoa. A Proteste não aconselha que o consumidor utilize esse serviço.

Assista à entrevista com a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci:

Reclame Aqui. Levantamento do Reclame Aqui, site no qual os consumidores postam suas reclamações sobre atendimento, produtos e serviços, só nos seis primeiros meses de 2013 foram registradas 5.837 reclamações em relação aos programas de fidelidade das quatro maiores empresas aéreas brasileiras: TAM, Gol, Azul e Avianca.

O programa Smiles, da Gol, lidera a lista de reclamações, com 3.032 queixas entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2013. Em seguida, estão os programas Tudo Azul, com 1.713 queixas, Multiplus (TAM), com 647, e o Programa Amigo, da Avianca, com 445 queixas.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.