21 de junho de 2010 | 19h38
SÃO PAULO - O cirurgião Henrique Walter Pinotti, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) morreu nesta segunda-feira, 21, no Hospital Sírio-Libanês, vítima de câncer. Pinotti tinha 81 anos.
De 1984 a 1999, Pinotti foi professor titular da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo. Em março de 1985, o médico foi chamado às pressas para liderar em Brasília a segunda cirurgia a que seria submetido o presidente recém-eleito Tancredo Neves, que enfrentava um quadro clínico muito grave. Seis dias depois, o paciente foi transferido para o Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. O presidente não resistiu à doença e morreu um mês depois.
Formado em 1955 pela USP, Pinotti concluiu seu doutorado, em 1964, em Gastroenterologia. Durante sua carreira, publicou 681 trabalhos em revistas brasileiras e 136 em estrangeiras, 36 livros e monografias no Brasil e duas no exterior. Pinotti será enterrado hoje no Cemitério do Araçá, em São Paulo, às 10 horas, depois de velório na Sala da Congregação da FMUSP.
Encontrou algum erro? Entre em contato