Morro do Rio pacificado terá fachadas das casas pintadas

Moradores da favela Santa Marta, que recebeu uma UPP há quatro anos, receberão tinta para colorir as residências

PUBLICIDADE

Por Heloisa Aruth Sturn - O Estado de S. Paulo
Atualização:

RIO - A favela Santa Marta vai ficar mais colorida. Moradores da primeira comunidade no Rio de Janeiro a receber as forças de pacificação, há 4 anos, terão as fachadas de suas casas revitalizadas. A ação social promovida pelas tintas Coral doará 300 mil litros de tinta em 25 diferentes tonalidades aos habitantes do Morro.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 29, o tenista Gustavo Kuerten esteve na favela da zona sul para o lançamento do projeto, e ajudou a pintar um dos muros da comunidade que abriga 6 mil pessoas em cerca de 1,5 mil imóveis.

Também houve um protesto silencioso de moradores que habitam a parte mais alta do Morro Dona Marta. Eles afixaram faixas nas paredes de cerca de dez barracos, com os dizeres "'Favela Modelo' de quê? ". Questionavam a ausência de serviços básicos no local.

A assessoria de imprensa do governo informou que os moradores protestantes resistem à remoção das casas localizadas em área de risco. São 62 barracos que serão demolidos, e as famílias serão transferidas para um conjunto habitacional cujas obras já estão em andamento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.