
03 de junho de 2009 | 14h35
A cerimônia de chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Casa presidencial da Costa Rica, em San José, foi aberta com o pedido de um minuto de silêncio em pesar pelas vítimas do acidente com o avião da Air France, voo 447, que caiu no Oceano Atlântico quando fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris.
Segundo o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kourchner, já está viajando com destino ao Brasil para participar de uma missa, na capital fluminense, pelos passageiros e tripulantes da aeronave.
Veja também:
Todas as notícias sobre o Voo 447
Lista de brasileiros que estavam no voo
Lista de todos os passageiros que estavam no voo
Blog: histórias de quem quase embarcou
Acompanhe a cobertura pelo blog Tempo Real
Podcast: Especialista não tem dúvidas de que avião da Air France caiu no mar
Cronologia dos piores acidentes aéreos dos últimos dez anos
Anac monta sala no Galeão para familiares; veja telefones de contato
Entenda a operação que localizou destroços
TV Estadão: Especialista fala sobre o acidente
Voo 447 pode ter tido problemas em zona intertropical
Apenas 4 minutos da 1ª pane até a queda
Queda livre e sistema em pane são únicas certezas do Voo 447
Submarino que achou Titanic buscará caixa-preta
Profundidade na área dos destroços chega a 3 mil metros
Jobim crê que ainda é possível achar caixa-preta, diz Lula
Em Paris, um ato ecumênico inter-religioso em homenagem às vítimas do voo AF 447 da Air France, desaparecido na noite do domingo, 31, quando sobrevoava o Oceano Atlântico, foi realizado nesta quarta-feira, 3, na Catedral de Notre-Dame, em Paris. A cerimônia lembrou as 228 pessoas a bordo do Airbus, que ia do Rio de Janeiro à capital francesa.
O ato, preparado pela companhia aérea para as famílias dos passageiros, teve a presença de líderes franceses de várias religiões, como o cardeal André Vingt-Trois, Arcebispo de Paris, o Grande Rabino Haïm Korsia, capelão Israelita do ar, Mohammed Moussaoui, presidente do Conselho Francês do Culto Muçulmano e outros. O presidente francês Nicolas Sarkozy, sua esposa, Carla Bruni, o primeiro-ministro francês, François Fillon e o ex-presidente Jacques Chirac também participam do culto.
A celebração foi feita em três línguas - português, francês e inglês. Segundo informações da rádio CBN, no início do ato, foi lida uma mensagem do papa Bento XVI expressando suas condolências aos familiares das vítimas. O Arcebispo de Paris também citou uma passagem da obra O pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador também desaparecido por conta de um acidente aéreo no mar.
Encontrou algum erro? Entre em contato