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Navio com 1,4 mil passageiros enfrenta pane em alto-mar

Incêndio em geradores do Costa Romantica interrompeu viagem do Rio a Buenos Aires

Por Adriana Carranca
Atualização:

Para os passageiros do Costa Romantica, a viagem que prometia ser um sonho terminou em pesadelo. O navio teve problemas em um dos quatro geradores elétricos, o que provocou um incêndio na noite de anteontem. Além do susto, apesar de o fogo ter sido controlado, os passageiros relataram apuros vividos durante as 24 horas em que o navio ficou ancorado em alto-mar, a 12 quilômetros de Punta del Este, no Uruguai. Para evitar a fumaça, eles tiveram de subir para o convés, ficando ao relento e no escuro, por causa de um blecaute. Os 1.479 passageiros - entre eles 338 brasileiros - ficaram sem ar-condicionado, os banheiros não funcionavam e os tripulantes tiveram de improvisar apenas um lanche. A luz de emergência foi acionada, segundo a Assessoria de Imprensa da Costa Cruzeiros, mas não seria suficiente para todos os serviços. O Costa Romantica saiu do Rio na segunda-feira e deveria ter aportado na manhã de ontem em Buenos Aires. Após o problema ter sido resolvido por dois técnicos da Marinha uruguaia, o navio levantou âncora às 19h15 (horário de Brasília) e os passageiros começaram a desembarcar em Punta del Este por volta de 20h30. De acordo com a Costa Cruzeiros, havia ainda duas opções para a remoção dos passageiros: usar rebocadores para mover o navio ou ferry boats para o resgate. A empresa garantiu que os clientes seriam hospedados em hotéis de Punta del Este e Montevidéu e teriam providenciado o transporte até Buenos Aires. A empresa também afirmou que "as condições sanitárias e de segurança a bordo do navio estão sendo rigorosamente controladas". Não houve feridos. De propriedade da companhia italiana Costa Crociere S.p.A., o navio foi construído pelo estaleiro Veneza Fincatieri em 1993. Reformado em 2003, tem capacidade para 1.680 passageiros e 590 tripulantes. O fato de ter bandeira italiana e de estar em águas uruguaias não tira direitos dos brasileiros. "O que vale é a lei do país onde a obrigação entre empresa e cliente se constituiu, onde o pacote foi adquirido", disse o diretor de Atendimento do Procon, Evandro Zuliani. Entre os direitos está o reembolso em espécie (uma nova viagem, por exemplo) ou dinheiro, proporcional aos dias em que o navio ficou parado. Segundo Zuliani, os passageiros que se sentirem lesados também podem pedir a restituição de despesas ou indenização por danos morais. Em nota, a Costa Cruzeiros informou que oferecerá reembolso equivalente a dois dias do cruzeiro e um crédito de 20% sobre o preço pago para ser utilizado futuramente em cruzeiros. "A empresa pode fazer sua oferta, mas é o cliente quem dá a palavra final", disse Zuliani. Pai de uma das passageiras, Melquisedeque von Ancken, de São José dos Campos, conta que soube do problema no cruzeiro ontem de manhã. "Fiquei sabendo pelos jornais. O marido dela deve ter feito uma surpresa, não sabia que eles estavam viajando", conta. Ele é pai de Patrícia von Ancken Aleixo, que viaja com o marido, Rodrigo Aleixo. A surpresa seria um presente de aniversário, comemorado no dia 11 de março. "Não consigo falar com ela. Estão incomunicáveis", diz. COLABOROU MÔNICA AQUINO COSTA ROMANTICA Ficha técnica Ano de construção: 1993 Restauração: 2003 Capacidade: 1.697 passageiros Tripulação: 596 Comprimento: 220,6 metros Largura: 30,8 metros Velocidade: De 18 a 20 nós

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