Neva em Santa Catarina pela primeira vez no ano

Fenômeno aconteceu de forma isolada e baixa intensidade na serra; para os próximos dias, previsão é apenas de geada

PUBLICIDADE

Por Tomás M. Petersen
Atualização:
Fenômeno aconteceu no Morro da Igreja e no município de Urupema Foto: Luiz Rafael Vasconcelos/São Joaquim Online

FLORIANÓPOLIS - O Estado de Santa Catarina teve a primeira neve do ano de 2014 na madrugada desta sexta-feira, 25. De baixa intensidade, o fenômeno aconteceu de forma isolada no Morro da Igreja e no município de Urupema, ambos na serra catarinense. A neve não chegou a acumular nestes dois pontos.

O meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Marcelo Martins, explica que a neve foi possível pela passagem de uma frente fria associada a uma massa de ar frio e alta umidade. Para os próximos dias, a previsão é de apenas formação de geada nos locais de altitude.

Neve foi possível pela passagem de uma frente fria associada a uma massa de ar frio e alta umidade Foto: Luiz Rafael Vasconcelos/São Joaquim Online

PUBLICIDADE

No Rio Grande do Sul, a chuva incessante que caiu nos últimos dias cedeu lugar a uma intensa massa de ar seco e frio que fez despencarem as temperaturas em todo Estado desde a noite desta quinta-feira, 24. A menor marca registrada nesta sexta-feira, 25, foi -0,3ºC em Santa Rosa, no noroeste gaúcho. A previsão para os próximos dias é de mais frio, com geada generalizada. 

Ainda na terça-feira, 22, os meteorologistas alertaram para a possibilidade de neve na serra, o que não ocorreu. Apesar do frio, os turistas que aguardavam para ver os flocos em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, tiveram que se contentar apenas com os termômetros marcando temperatura próxima a 0ºC. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.