Nevoeiro faz aeroportos funcionarem por instrumentos no Rio

Mau tempo também suspendeu circulação de catamarãs entre Charitas e Rio

Priscila Trindade e Tiago Rogero, estadão.com.br

08 Agosto 2011 | 07h33

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, que ficou fechado para pousos e decolagens entre 6h20 e 10h de hoje, devido a um forte nevoeiro, foi reaberto e opera por instrumentos. Das 69 partidas previstas até o meio-dia, 24 (34.8%) atrasaram e 14 (20.3%) foram canceladas.

 

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, também opera por instrumentos. O terminal ficou fechado entre 05h30 e 08h15 para pousos e decolagens, reabriu apenas para decolagens e, às 10h, também para pousos. Das 74 partidas até as 12h, 25 (33.8%) sofreram atrasos e 16 (21.6%) foram canceladas.

 

O nevoeiro prejudicou também a operação das barcas que ligam Niterói, na região metropolitana, ao centro do Rio. A circulação dos catamarãs da rota Charitas/Rio chegou a ser suspensa, e só começou a ser normalizada a partir das 10h. Segundo a concessionária Barcas S/A, que administra o serviço, os catamarãs estão partindo gradativamente, com intervalos de 10 minutos.

 

Segundo o Sistema de Alerta de Chuvas (AlertaRio), o nevoeiro se formou devido às condições meteorológicas de céu claro e ventos fracos na madrugada.

 

 

Atualizada às 12h20

Mais conteúdo sobre:
aeroportos Rio de Janeiro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.