No Rio Grande do Sul, 46 mil foram atingidos pela chuva

No Estado, 19 municípios estão em situação de emergência; número de desabrigados/desalojados caiu

Solange Spigliatti, Central de Notícias

30 de setembro de 2009 | 14h15

As fortes chuvas que trouxeram estragos para a Região Sul do Brasil atingiram cerca de 46 mil pessoas no Rio Grande do Sul, segundo balanço da Defesa Civil Estadual. Há 19 municípios com situação de emergência decretada no Estado.

 

Veja também:

linkNo Sul, 144 mil foram atingidos pelas chuvas 3 morreram

linkEm SC, 95 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas

linkPR tem 9 cidades em emergência e 3 mil afetados por chuvas

linkChuvas provocam 3 mortes no Sul do Brasil

 

Diminuiu o número desabrigados e desalojados. O total de desabrigados já foi de 1,2 mil pessoas e agora há menos da metade. A população desalojada passou de 3,6 mil pessoas para menos de 2,4 mil pessoas. A cada hora esse cenário se modifica devido a queda do nível dos rios nos vales do Caí, Taquari e Sinos.

 

Mas a Defesa Civil avisa que o quadro poderá se alterar se as chuvas se concentrarem nessas áreas. Por isso, o órgão está monitorando o nível dos rios e encaminhando apoio às populações atingidas, em sintonia com as defesa civis municipais e Comitê de Ação Solidária, que alerta sobre a possibilidade de voltar a chover no Estado esta quarta-feira e quinta.

 

O governo do Estado até agora já enviou à população diretamente atingida 26 mil telhas, 450 kits (colchão, cobertor e lençol) , 300 cestas básicas (23 quilos, 15 itens) e 23 rolos de lona plástica (cada um com 100 metros).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.