Bruno Kelly/Reuters
Bruno Kelly/Reuters

Notícias do dia: apoio de Bolsonaro a Guedes, pedidos de impeachment e 3 milhões de infectados

Corte de salários de servidores, negociação de venda da Embraer, covid-19 e casos de AVC, salário mínimo na Venezuela, OVNIS nos EUA e a perda das parcerias da Pugliesi após festa em meio à pandemia também foram assuntos desta segunda-feira

Redação, O Estado de S.Paulo

27 de abril de 2020 | 19h55

O Brasil registrou 338 novas mortes por coronavírus. Enquanto a epidemia avança no País, o governo enfrenta também uma crise política após a saída de Sérgio Moro e com os pedidos de impeachment do presidente. Para não perder outro pilar de seu governo, Bolsonaro reforçou a confiança em seu ministro da Economia Paulo Guedes. 

Leia também sobre as negociações da Embraer após desistência da Boeing, estudo que liga a covid-19 a casos de AVC, os 3 milhões de infectados no mundo, o novo salário mínimo na Venezuela, o fim do sigilo de vídeos sobre OVNIS nos EUA e a perda das parcerias da influenciadora Gabriela Pugliesi após festa em meio à pandemia. 

Veja abaixo a lista das principais notícias do 'Estadão' nesta segunda-feira, 27 de abril de 2020:

1. Brasil registra 338 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas; total chega a 4.543

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 338 mortes decorrentes do novo coronavírus, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Com isso, o total de vítimas da covid-19 no País chegou a 4.543. O número total de casos confirmados subiu de 61.888 para 66.501, sendo 4.613 novos casos registrados de ontem para hoje. A taxa de letalidade está em 6,8%.

Leia também: Com pandemia, cartórios registram alta de 43% em mortes por causa indeterminada

2. Oposição incluirá investigação sobre interferência no Exército em pedido de impeachment contra Bolsonaro

A investigação sobre interferência do presidente Jair Bolsonaro no Exército aumentou o desgaste do chefe do Planalto no Congresso e a pressão pela abertura de um processo de impeachment. Bolsonaro entrou na mira do Ministério Público Federal (MPF) por indícios de violar a Constituição ao interferir em atos de exclusividade do Exército e dar o comando para que três portarias da instituição militar fossem derrubadas.

Leia também: Centrão amplia ‘fatura’ para barrar pedidos de impeachment de Bolsonaro

3. Bolsonaro faz afago a Guedes, mas cobra plano de recuperação da economia ainda em 2020

O presidente Jair Bolsonaro fez um afago ao ministro da Economia, Paulo Guedes, ao dizer que é seu "Posto Ipiranga" quem decide sobre a política econômica, mas cobrou que o ministro negocie com os colegas um plano de recuperação econômica para começar ainda em 2020. 

4. Guedes propõe congelar salários de servidores em plano de socorro a Estados

O ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs a suspensão de reajustes e promoções dos servidores públicos federais, além do funcionalismo estadual e municipal, na negociação com o Senado para a proposta de socorro a governadores e prefeitos.

5. Bolsonaro diz que governo poderá negociar venda da Embraer com outra empresa

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 27, que o governo pode negociar a venda da Embraer para outra empresa, depois que a americana Boeing anunciou no fim de semana que desistiu da compra da divisão de aviação comercial da brasileira.

6. Pessoas saudáveis entre 30 e 40 anos quase sem sintomas da covid-19 morrem de AVC

Relatos de acidentes vasculares cerebrais em pacientes jovens e de meia idade são a mais recente reviravolta do coronavírus. Três importantes centros médicos americanos estão se preparando para publicar pela primeira vez dados a respeito do fenômeno dos derrames. Os números são relativamente pequenos, algumas dezenas de casos por instalação, mas trazem novas perspectivas do estrago causado pelo vírus no corpo.

7. Número de infectados pelo coronavírus no mundo passa de 3 milhões​

A universidade americana Johns Hopkins divulgou um levantamento nesta segunda-feira, 27, que aponta que o número de casos de coronavírus no mundo (Sars-Cov-2) já passa de 3 milhões. Segundo o site da universidade, até às 14h30, o mundo registrava 3.002.303 casos confirmados em 185 países. O total de mortos no mundo pela covid-19, segundo a universidade americana, é de 208.131

8. Com alta de 77,7%, salário mínimo na Venezuela chega a R$ 26

O salário mínimo na Venezuela será reajustado em 77,7% e passará a valer 4,6 dólares por mês a partir de 1º de maio, Dia do Trabalho, anunciou o governo de Nicolás Maduro nesta segunda-feira, 27. O salário mínimo, que reúne o salário básico e um vale-alimentação obrigatório, passou de 450.000 para 800.000 bolívares por mês (4,6 dólares na taxa de câmbio oficial). 

9. EUA tiram sigilo de vídeos que mostram pilotos avistando OVNIs

Pentágono publicou gravações de três avistamentos de objetos voadores não identificados por seus pilotos, uma feita em 2004 e duas a partir de 2015. Em 2019, a Marinha dos Estados Unidos reconheceu que as três gravações eram reais, mas ainda não as havia divulgado oficialmente.

10. Gabriela Pugliesi perde parcerias com empresas e sai do Instagram após festa

A influenciadora digital Gabriela Pugliesi perdeu uma série de parcerias com empresas após realizar uma festa em sua casa no sábado, 25. Os anúncios de suspensão de ações com a influenciadora foram feitos no domingo, 26, e na segunda-feira, 27, e também se estenderam para convidados do evento. Ainda nesta segunda-feira, 27, a conta de Gabriela no Instagram, que possui mais de 4 milhões de seguidores, saiu do ar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.