Tiago Queiroz/eEtadão
Tiago Queiroz/eEtadão

Notícias do dia: Brasil passa a China, mais de 1 milhão com covid-19 nos EUA e a corrida pela vacina

Investigação contra Moro e Bolsonaro, testes em farmácias, vírus nos esgotos do Rio, proibição de desconto de consignado de aposentados, cortes de voos do Brasil e o relaxamento do isolamento na Europa também foram assuntos desta terça-feira

Redação, O Estado de S.Paulo

28 de abril de 2020 | 19h46

O Brasil registrou um novo recorde de mortes pelo novo coronavírus e superou a China. A Anvisa liberou a aplicação de teste rápido em farmácias. E pesquisadores da Fiocruz detectaram a presença do coronavírus em esgotos de Niterói.

Após troca de acusações, Jair Bolsonaro e Sérgio Moro passam a ser investigados. E o jornal Financial Times diz que o presidente abre caminho para o seu próprio impeachment

Leia também sobre a proibição de desconto de consignado de aposentados1 milhão de casos de covid-19 nos EUA, a visão de Trump sobre a epidemia no Brasil, os testes de uma vacina eficaz e o relaxamento do isolamento na Europa. 

Veja abaixo a lista das principais notícias do 'Estadão' nesta terça-feira, 28 de abril de 2020:

1. Brasil chega a 5.017 mortes por coronavírus e supera a China

O Brasil registrou 474 mortes decorrentes do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Com isso, o total de vítimas da covid-19 no País chegou a 5.017, superando os números da China, marco zero da doença, que de acordo com a OMS já somou 4.643 mortes pelo vírus. 

Leia também: São Paulo registra recorde de mortes por coronavírus; 81% dos leitos de UTI estão ocupados na Grande SP

2. Anvisa libera teste rápido em farmácias; produto é contraindicado para diagnóstico

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou permissão para farmácias aplicarem testes rápidos para a covid-19. O produto não é recomendado para o diagnóstico da doença, mas serve como ferramenta de auxílio e para verificar se pessoas já tiveram contato com o vírus. A decisão da agência passa a valer a partir de publicação da decisão no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias.

3. Fiocruz encontra coronavírus em esgotos do Rio

Pesquisadores da Fiocruz detectaram a presença do novo coronavírus em esgotos de Niterói, na região metropolitana do Rio. Feito em parceria com a Prefeitura do município, o estudo não é suficiente para indicar se o vírus pode ou não ser transmitido pelas fezes. Mas ajuda a dar uma noção de como ele pode se espalhar, “permitindo identificar regiões com presença de casos da doença, mesmo os ainda não notificados no sistema de Saúde.”

Leia também: Cemitérios do Rio constroem milhares de novas gavetas para vítimas do coronavírus

4. Governo consegue derrubar proibição de desconto de consignado de aposentados

O desembargador federal Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1.º região, atendeu a um recurso do Banco Central e da União e determinou a suspensão de uma decisão de primeira instância que proibia os bancos de realizarem, por quatro meses, desconto em folha dos empréstimos tomados por aposentados do INSS ou servidores públicos. 

5. Bolsonaro e Moro aparecem como investigados em inquérito aberto pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro aparecem formalmente como investigados no inquérito aberto na última segunda-feira, 27, pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello. A informação consta no sistema processual do STF, atualizado nesta terça-feira, 28, após a decisão do ministro.

6. Bolsonaro justifica seu impeachment sozinho, afirma ‘Financial Times’

O jornal britânico de economia Financial Times escreveu nesta terça-feira, 28, um editorial em sua versão online sobre a autodestruição do “Trump Tropical”. De acordo com a publicação, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está abrindo o caminho para seu próprio impeachment e ilustrou dizendo que, no romance “O Médico e o Monstro”, agora chegou a vez de o monstro governar.

Leia também: Bolsonaro se aproxima do Centrão para construir base anti-impeachment

7. Trump sugere a governador da Flórida 'cortar' voos com Brasil devido à covid-19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 28, que o Brasil tem um  surto de coronavírus e que o avanço da pandemia no País tem sido diferente do registrado nos outros países da região. Trump questionou o governador da Flórida, Ron De Sanctis, se ele deseja suspender a chegada de voos do Brasil para ajudar na contenção da pandemia de coronavírus.

Leia também: Governo estende restrição à entrada de estrangeiros no Brasil por via aérea

8. EUA ultrapassam 1 milhão de casos de coronavírus, aponta universidade

O número de contágios confirmados por coronavírus nos Estados Unidos ultrapassou 1 milhão nesta terça-feira, 28, de acordo com o balanço da Universidade Johns Hopkins. A pandemia matou mais de 57 mil pessoas nos Estados Unidos, que lideram o número total de infectados no mundo, com 1.002.498, segundo a universidade.

9. Grupo de cientistas de Oxford dá um salto na corrida por uma vacina contra a covid-19

Na semana passada, o instituto começou a Fase I de um teste clínico que envolve 1.100 pessoas. No próximo mês, começará o teste crucial da Fase II e da Fase III que envolverá outras 5 mil. Ao contrário de qualquer outro projeto de vacina atualmente em andamento, esse deverá provar sua eficiência e segurança.

10. Alemanha tem agravamento da epidemia após flexibilizar regras de isolamento

Pouco mais de uma semana após adotar regras de flexibilização para o isolamento social, a Alemanha começa a registrar os primeiros sinais de um agravamento na pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Robert Koch, responsável por acompanhar a evolução do vírus no país, os índices de infecção e de letalidade da doença aumentaram.

Leia também: Com mortes caindo, França e Espanha decidem afrouxar isolamento social

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.