01 de abril de 2019 | 20h15
SÃO PAULO - A gráfica responsável por imprimir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faliu, e a prova está ameaçada. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) está em Jerusalém, onde se reuniu com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. Em Brasília, o presidente em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), declarou que coube a Bolsonaro a decisão de divulgar um vídeo que celebra o golpe militar de 1964. No Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal (MPF) quer que o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o ex-ministro Moreira Franco (MDB) voltem para a prisão. Também no Rio, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) teve outro pedido de impeachment contra ele protocolado. Já em São Paulo, o governador João Doria decidiu manter o Projeto Guri e o evento Estadão Discute Corrupção ocorreu nesta segunda-feira, 1º. No streaming, a Netflix divulgou o teaser da nova temporada de La Casa de Papel.
Quer saber os fatos mais importantes do dia? Confira abaixo as principais notícias desta segunda:
Receba o melhor do 'Estadão' por e-mail
A gráfica que iria imprimir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) decretou falência e paralisação de todos os trabalhos. A RR Donnelley, multinacional responsável pelo exame desde 2009, informou que "precisou encerrar suas operações no Brasil" por causa das "atuais condições de mercado".
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que "bem antes" do final do seu mandato tomará a decisão sobre se vai transferir a Embaixada do Brasil de Tel-Aviv para Jerusalém, como prometeu durante a campanha. "Eu tenho o compromisso, mas meu mandato vai ate 2022, tá ok?", afirmou a jornalistas ao chegar ao hotel King David, em Jerusalém. O Hamas, movimento palestino que controla a Faixa de Gaza, condenou a visita de Bolsonaro a Israel.
O embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al-Zeben, afirmou que deve permanecer no Brasil pelo menos até o retorno do presidente Jair Bolsonaro de Israel, na próxima quinta-feira, 4. Ele ainda espera conseguir uma audiência com Bolsonaro após o retorno, solicitada por ele e outros embaixadores de países árabes há mais de 15 dias. Acompanhado do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, o presidente visitou o Muro das Lamentações, em Jerusalém Oriental.
O presidente em exercício, Hamilton Mourão, afirmou que o vídeo distribuído pelo Palácio do Planalto em defesa do golpe de 1964 foi "decisão do presidente" Jair Bolsonaro. "Foi divulgado pelo Planalto, é decisão dele (do presidente)", disse Mourão a jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto.
O Ministério Público Federal (MPF) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) pedindo a restauração da prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e de outros seis denunciados por crimes ligados a contratos de Angra 3, usina da Eletronuclear em construção.
Foi protocolado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro mais um pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). É o segundo em quatro dias - o primeiro, apresentado na última quinta-feira, 28, foi recusado pelo presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe (MDB).
O governador João Doria afirmou que o Projeto Guri continuará como está e que não haverá interrupção nas atividades e nem redução de alunos e professores. Segundo ele, 64 mil crianças e adolescentes serão atendidos ao longo do ano nos 382 polos do projeto. "Essa é uma decisão de governo", disse. O orçamento total do projeto será, de acordo com Doria, de R$ 94,7 milhões.
Eventuais retrocessos na Operação Lava Jato e no combate à corrupção podem afetar negativamente a economia do País. A análise é dos participantes do debate Estadão Discute Corrupção, realizado na sede do Estado, em São Paulo. Veja aqui como foi o evento, organizado em parceria com o Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP). Um dos convidados, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse esperar que o inquérito aberto pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, para investigar notícias falsas contra o Supremo não atinja procuradores que criticaram o STF.
O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, controlado pelo chavismo, retirou a imunidade parlamentar do líder opositor Juan Guaidó. A decisão abre caminho para que o presidente da Assembleia Nacional, que se declarou presidente interino do país em janeiro, seja preso.
A Netflix divulgou novas fotos e um teaser da próxima temporada de La Casa de Papel. A série estreia no dia 19 de julho. Veja o teaser.
Para ficar bem informado, assine as newsletters do Estado e receba os destaques do noticiário por e-mail.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.