Pixabay
Pixabay

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Notícias do dia: MP trabalhista, Bolsa Família e teste positivo de Uip para coronavírus

Redução de salário dos três Poderes, vacinação contra a gripe, testes aprovados pela Anvisa, adiamento da Olimpíada e a investigação da 'rachadinha' de Flávio Bolsonaro também foram assuntos desta segunda-feira

Redação, O Estado de S.Paulo

23 de março de 2020 | 20h04

O Brasil registrou um aumento significativo no número de infectados e de mortos pelo novo coronavírus. Para conter os efeitos na economia, o governo editou uma Medida Provisória (MP) alterando algumas regras trabalhistas. O presidente Jair Bolsonaro divulgou um pacote para Estados e municípios e disse que vai zerar fila do Bolsa Família. E o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sugeriu a redução dos salários dos três Poderes 

Leia também sobre o teste positivo para a covid-19 de David Uip, o início da campanha de vacinação contra a gripe, os testes aprovados pela Anvisa, o adiamento da Olimpíada de Tóquio e a investigação da 'rachadinha' de Flávio Bolsonaro

Veja abaixo a lista das principais notícias do 'Estadão' nesta segunda-feira, 23 de março de 2020:

1. Brasil tem 34 mortes por coronavírus e 1.891 infectados

Em 24 horas, aumentou em 36% o número de mortes por coronavírus no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, houve crescimento de 1.546 para 1.891 pessoas testadas com a doença de ontem para hoje, somando 345 novos casos. O índice de letalidade está em 1,8%.

2. Bolsonaro revoga trecho de MP que permitia suspender contrato de trabalho por quatro meses

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou pelo seu Twitter a revogação do trecho da medida provisória que previa, como combate aos efeitos da pandemia do coronavírus na economia, a suspensão dos contratos de trabalho por 4 meses sem nenhum tipo de compensação definida ao trabalhador.  Após o recuo do governo, o ministro da EconomiaPaulo Guedes, disse que “estava mal redigido” o trecho. 

Leia também: Férias, feriados e teletrabalho: veja o que muda com a MP trabalhista na crise do coronavírus

3. Presidente diz que vai zerar fila de espera para inclusão no Bolsa Família

O presidente Jair Bolsonaro recorreu novamente ao Twitter para anunciar mais medidas de auxílio aos Estados. Segundo ele, o governo vai ampliar o programa Bolsa Família para contemplar 1,505 milhão de famílias, “praticamente zerando a fila dos requerentes”.

4. Maia defende redução de salário nos três Poderes para ajudar economia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estimou que o enfrentamento à pandemia de coronavírus pode alcançar R$ 400 bilhões e defendeu a ajuda de todo o poder público para bancar as despesas, o que poderá incluir redução de salários de integrantes do Legislativo, Judiciário e Executivo. 

5. ​Estados apertam restrições para evitar propagação do coronavírus

Governos estaduais adotaram fortes medidas de restrição para tentar evitar a propagação do novo coronavírus. A suspensão de atividades vai desde as aulas ao comércio, com proibição de eventos públicos e o controle rígido nas fronteiras estaduais. Entre as medidas, os governos estaduais controlam o acesso local a parques, praças e praias. Mas há um esforço para manter serviços essenciais em funcionamento.

6. Após confirmação de coronavírus em David Uip, Doria faz teste

Após a confirmação de que o médico infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, foi infectado pelo coronavírus, o governador João Doria (PSDB) se submeteu ao teste. A equipe do tucano ainda não definiu como será o protocolo do governador no período que aguarda o resultado. Com a confirmação de Uip, o prefeito de São Paulo Bruno Covas também fará teste para o novo coronavírus.

7. Começa a vacinação contra a gripe voltada aos idosos e profissionais de saúde

A campanha de vacinação contra a gripe começou voltada aos idosos e profissionais de saúde. Em São Paulo, a campanha de vacinação contra gripe começou com filas demarcadas e apelo por comparecimento. A meta é de imunizar 1,8 milhão de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus.

8. Brasil já conta com 11 testes para detectar coronavírus aprovados pela Anvisa

Para enfrentar a pandemia do coronavírus, o Brasil passou a contar, nesta segunda-feira, com um total de 11 testes capazes de detectar a covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente nesta segunda, a Anvisa aprovou três novos testes.

Leia também:  Doria anuncia rede com capacidade para mais 2 mil testes por dia para coronavírus

9. Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados por causa do coronavírus, diz jornal

Os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser o próximo evento esportivo a sofrerem com a pandemia do novo coronavírus. Segundo o jornal americano USA Today, o membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Dick Pound revelou em entrevista ao veículo que as competições Japão terão o anúncio de adiamento em breve. A solução mais provável é remarcar o evento para 2021.

10. Justiça do Rio derruba liminar e libera investigação de ‘rachadinha’ de Flávio Bolsonaro

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro liberou as investigações sobre suposto esquema de ‘rachadinhas’ envolvendo o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro. Com a decisão, o Ministério Público Estadual pode retomar as apurações sobre supostos desvios no gabinete do então deputado estadual, na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.