Número de lombadas eletrônicas em SP vai aumentar 384%

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

A quantidade de lombadas eletrônicas e de "caetanos" - instrumentos usados para fotografar os carros que furam o sinal vermelho - instalados nas ruas de São Paulo vai aumentar 384% e 122%, respectivamente. "Em função de estarmos tentando complementar o que já existe, vamos aumentar o número de aparelhos", esclarece o engenheiro Mauricio Regio, da Assessoria de Segurança de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No caso das lombadas eletrônicas, a empresa tem como objetivo evitar acidentes e atropelamentos em áreas de fluxo intenso de veículos e grande movimentação de pessoas. "Temos recebido muitos pedidos", salienta Regio. Como os contratos dos aparelhos vencem em dezembro, os novos equipamentos devem estar operando a partir de janeiro. Atualmente existem 31 lombadas eletrônicas funcionando na cidade número que deve chegar a 150 até 2002. A instalação vai privilegiar as áreas da periferia da capital, onde elas devem apresentar maior eficácia para conter abusos. "O braço da fiscalização tem demorado mais para chegar lá", ressalta o engenheiro da CET. O número de acidentes nos pontos onde existem lombadas eletrônicas chega próximo de zero. "Até pela própria estrutura dos equipamentos, é muito difícil um motorista olhar para aqueles totens e ainda assim ultrapassar o limite de velocidade." Batidas O número de "caetanos" nos cruzamentos de São Paulo vai subir de 90 para 200 equipamentos. Desenvolvidos e operados pela própria CET, a partir do fim do ano eles passarão para o controle da iniciativa privada. Em 1999, 74% dos acidentes de trânsito que ocorreram no Município foram colisões. Destas, a maior parte (35%) ocorreu de maneira transversal, algo muito comum quando dois veículos se chocam porque um deles avançou o sinal vermelho. A CET vai instalar 800 infra-estruturas para colocação dos "caetanos" em diferentes cruzamentos da capital. A medida vai permitir um rodízio dos equipamentos. Em vez de ficarem em 200 pontos fixos na cidade, eles serão levados de tempos em tempos de um lugar para o outro pela companhia. Assim, será difícil para um motorista saber se vai ser multado ou não quando pensar em cruzar um determinado sinal no vermelho. "Antes de iniciarmos a instalação, vamos fazer uma campanha para avisar a comunidade", explica Regio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.