Renan M. Correa
Renan M. Correa

Nuvem de fumaça de incêndios encobre o céu de Cuiabá

Fenômeno é proveniente de queimadas que ocorrem há mais de 10 dias em regiões próximas da capital, como em Chapada dos Guimarães

Marcela Coelho, O Estado de S.Paulo

01 de setembro de 2020 | 08h50

Uma densa fumaça ocasionada por incêndios florestais encobriu a cidade de Cuiabá no final da manhã desta segunda-feira, 31. A fumaça é proveniente de queimadas que ocorrem há mais de 10 dias em regiões próximas, como em Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Poconé e Santo Antônio. 

Nas redes sociais, moradores da capital de Mato Grosso registraram o céu da cidade encoberto pela fumaça. Imagens mostram que a fumaça prejudicou a visibilidade do município, não sendo possível enxergar completamente os prédios e paisagens mais distantes.

Por conta do fenômeno, moradores de Cuiabá também relataram dificuldades para respirar e comentaram sobre as altas temperaturas que atingem a cidade e têm deixado o tempo ainda mais seco. 

A capital mato-grossense passa por um intenso período de estiagem, sem previsão de chuva e com baixa umidade relativa do ar. Esse cenário, somado à fumaça fruto de queimadas, pode gerar diversos problemas respiratórios na população.

Nos próximos dias, o clima deve ficar ainda mais quente na cidade. Conforme previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desta terça-feira, 1, até domingo, 6, os termômetros podem registrar até 41ºC e a possibilidade de chuva é de apenas 5%.  

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.