PUBLICIDADE

Oito homens são mortos pela PM em Curitiba

Segundo policiais, houve troca de tiros durante as abordagens na madrugada desta quinta; conflito ocorreu em dois bairros da capital paranaense

Por Raisa Toledo
Atualização:

Abordagens da Polícia Militar paranaense deixaram oito mortos na madrugada desta quinta-feira, 11, em Curitiba. Em nota, a PM informou que os policiais foram recebidos com tiros nas duas ações, que ocorreram nos bairros Cajuru e Caximba.

Segundo a PM, uma equipe teria recebido informações de que um veículo com integrantes da facção estaria indo buscar armas para um “tribunal do crime"– o grupo pretendia matar um ex-integrante por se juntar a rivais – e iniciou uma patrulha na região da Caximba. Quando um veículo com as características descritas fugiu da abordagem, teria havido uma perseguição com troca de tiros, na qual dois dos ocupantes foram mortos.

Não foram divulgadas informações sobre prisões. A Polícia Civil informou que, no momento, as investigações seguirão com a Polícia Militar. Foto: Milton Michida/Estadão

PUBLICIDADE

Outras duas equipes da PM teriam localizado um veículo roubado do lado de fora de uma casa no bairro Cajuru, e, ao se aproximarem, também teriam sido recebidos com tiros. Nesta abordagem, seis pessoas foram mortas. Ao todo, a Polícia Militar paranaense informou ter apreendido cinco revólveres, três pistolas, dois veículos com alerta de roubo, dois coletes balísticos e oito tabletes de uma substância análoga à maconha. 

Em entrevista nesta manhã, a polícia se pronunciou sobre o ocorrido: “O intuito principal da Polícia Militar é a prisão e o encaminhamento até a delegacia. Infelizmente, em várias situações ocorre que, principalmente as pessoas ligadas a facções criminosas, não obedecem no momento da abordagem. São pessoas que têm passagens por delegacias de polícia de Curitiba e pelo sistema prisional do estado do Paraná e fora dele”, declarou o Major Alves.

Não foram divulgadas informações sobre prisões.  Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) A Polícia Civil informou que, no momento, as investigações seguirão com a Polícia Militar.

Letalidade policial no Paraná

O Ministério Público do Paraná (MPPR) mantém, desde 2015, um levantamento anual do número de mortes em confrontos com policiais civis e militares e guardas municipais no Estado. Segundo dados do MP, de 2015 para cá, foram 2.217 mortes registradas.

Publicidade

No ano passado foram 417, 9,4% a mais do que as 380 de 2020, e 105 delas ocorreram em Curitiba. Já de 2019 para 2020, esse crescimento foi de 23,8%. Das 417 mortes de 2021, 408 ocorreram em confrontos com a Polícia Militar - em 2020, foram 375 das 380. Em análise que considera apenas as mortes decorrentes de ações da PM, o Ministério Público estima que, em 2021, 62,16% das 417 vítimas eram pessoas de até 29 anos. Entre os mortos, 47,7% eram pardos, 5,6% eram negros e 46,7% eram brancos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.