Onda de frio derruba temperaturas no Sul do Brasil

Diversas cidades tiveram termômetros marcando abaixo de zero

PUBLICIDADE

Por Luciano Nagel
Atualização:

PORTO ALEGRE - A segunda-feira, 18, começou com muito frio, temperaturas abaixo de zero e geada em diversos municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na Serra catarinense, em cidades como São Joaquim e Urupema, os termômetros marcavam -3,6ºC e -3ºC, respectivamente, às 7h da manhã. Em Bom Jardim da Serra, a mínima foi de -1,9ºC, e em Uribici, de -0,8ºC. 

Geada em Santo Ângelo Foto: MetSul Meteorologia

PUBLICIDADE

No Rio Grande do Sul, não foi diferente.As temperaturas despencaram durante a madrugada e manhã desta segunda-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, no município de Pinheiro Machado, a 370 km de Porto Alegre, a mínima foi de -3,7ºC, e em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, os termômetros marcaram -3,2ºC. Também houve formação de geada em vários municípios do entorno.+++ Tornado no RS deixa dois mortos e causa prejuízos em 20 cidadesCidades da região da fronteira também tiveram o alvorecer congelante, como Santana do Livramento, com -1,9ºC, e Alegrete, onde os termômetros marcaram -0,3ºC. No extremo Sul do Estado, Pelotas registrou, no início desta manhã, temperatura de 0,5ºC. 

O sol deve predominar nesta segunda-feira, 18, em todas as regiões do Rio Grande do Sul. No entanto, a inversão térmica traz nevoeiro. A tarde será amena, mas esfria muito ao anoitecer. Em Santa Catarina, a terça-feira, 19, será mais uma vez de manhã gelada. 

Pinheiro Machado -3,7 Santa Rosa -3,2 Livramento -1,9 Ausentes -1,4 Alegrete -0,3 Santa Maria -0,1 São Gabriel 0,4 Vila Nova do Sul 0,4 Pelotas 0,5 Quaraí 0,5 São Sepé 0,5 Dom Pedrito 0,6 Canela 0,7 Uruguaiana 1,1 Bagé 1,2 São Borja 1,6