Divulgação
Divulgação

Ônibus híbrido começa a ser testado em Porto Alegre

Modelo tem tecnologia que economiza até 35% de combustível e é menos poluente

Solange Spigliatti, estadão.com.br

06 de outubro de 2011 | 11h15

SÃO PAULO - O primeiro ônibus híbrido de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, começa a ser testado nesta quinta-feira, 6. O veículo foi apresentado na quarta-feira.

O ônibus, que opera com motores diesel e elétrico, reduzindo em 90% a emissão de gases tóxicos, será testado por 15 dias em Porto Alegre, por meio de parceria do município com a fabricante Volvo.

O modelo em teste tem tecnologia europeia e representa economia de 35% no consumo de combustível. O motor elétrico, utilizado da arrancada até a velocidade de 20 km/h, é alimentado pela energia gerada na frenagem, sem a necessidade de alimentação externa, enquanto o motor a diesel entra em operação a partir dos 20 km/h.

A estimativa da empresa é que o sistema elétrico seja aplicado em 70% dos trajetos, reduzindo os ruídos e gerando mais conforto para os usuários. Com acessibilidade universal, o veículo comporta 32 passageiros sentados.

A versão híbrida será fabricada na planta do Brasil a partir do ano que vem, pela primeira vez fora da Europa. O modelo é avaliado em outras três capitais - Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

São Paulo. Em São Paulo, os testes com o ônibus híbrido começaram em julho deste ano, com o objetivo de reduzir a poluição do ar e economizar no combustível não renovável. O veículo, fabricado na Suécia, foi trazido ao Brasil para passar por testes de adaptação pela Fundação Clinton.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.