ONS aponta que apagão atingiu 18 Estados brasileiros

Segundo relatório, Sistema Interligado Nacional registrou problemas na rede de distribuição às 22h13

Solange Spigliatti, da Central de Notícias,

11 Novembro 2009 | 12h56

Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta quarta-feira, 11, confirma que 18 estados do país foram afetados com o blecaute iniciado por volta das 22 horas desta terça-feira, 10.

 

Veja também:

linkFalhas na transmissão em SP e PR teriam causado blecaute

linkConfira a situação do trânsito em SP pós-blecaute

lista Conheça o histórico dos grandes apagões brasileiros

mais imagens Imagens do blecaute que atingiu o Brasil

especialLeia a cobertura completa sobre o blecaute

 

Segundo o boletim, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou problemas na rede de distribuição às 22h13, a partir de Foz do Iguaçu, no Paraná, envolvendo diretamente a região Sudeste/Centro-Oeste desencadeando desligamentos automáticos em outras regiões, provocando a interrupção total de aproximadamente 28.800MW de carga no SIN e 980MW de carga no Paraguai.

 

Foram afetados na totalidade os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo e parcialmente os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

O restabelecimento de energia estava normalizado às 22h29 na região Sul. Dez minutos depois toda a carga do Acre estava normalizada. A volta da energia elétrica em São Paulo foi iniciada à 0h04 de hoje, cuja conclusão se deu de forma gradativa ao longo da madrugada, segundo o relatório.

Mais conteúdo sobre:
apagao2009

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.