ONS aponta que apagão atingiu 18 Estados brasileiros

Segundo relatório, Sistema Interligado Nacional registrou problemas na rede de distribuição às 22h13

Solange Spigliatti, da Central de Notícias,

11 de novembro de 2009 | 12h56

Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta quarta-feira, 11, confirma que 18 estados do país foram afetados com o blecaute iniciado por volta das 22 horas desta terça-feira, 10.

 

Veja também:

linkFalhas na transmissão em SP e PR teriam causado blecaute

linkConfira a situação do trânsito em SP pós-blecaute

lista Conheça o histórico dos grandes apagões brasileiros

mais imagens Imagens do blecaute que atingiu o Brasil

especialLeia a cobertura completa sobre o blecaute

 

Segundo o boletim, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou problemas na rede de distribuição às 22h13, a partir de Foz do Iguaçu, no Paraná, envolvendo diretamente a região Sudeste/Centro-Oeste desencadeando desligamentos automáticos em outras regiões, provocando a interrupção total de aproximadamente 28.800MW de carga no SIN e 980MW de carga no Paraguai.

 

Foram afetados na totalidade os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo e parcialmente os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

O restabelecimento de energia estava normalizado às 22h29 na região Sul. Dez minutos depois toda a carga do Acre estava normalizada. A volta da energia elétrica em São Paulo foi iniciada à 0h04 de hoje, cuja conclusão se deu de forma gradativa ao longo da madrugada, segundo o relatório.

Tudo o que sabemos sobre:
apagao2009

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.