Gregorio Borgia/AP
Gregorio Borgia/AP

Papa Francisco beatifica Paulo VI neste domingo

'Ele conduziu a Igreja com sabedoria e visão de futuro, sem jamais perder a alegria e a fé no Senhor', disse em missa no Vaticano

O Estado de S. Paulo

19 Outubro 2014 | 10h20

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco beatificou o italiano Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, o papa Paulo VI (1897-1978), neste domingo, 19, e destacou que o pontífice "guiou com sabedoria e visão de futuro - e talvez sozinho - o leme da barca de Pedro" em um momento que "estava surgindo uma sociedade secularizada e hostil". "Ele jamais perdeu a alegria e a fé no Senhor", disse o atual papa durante a homilia de beatificação.

Francisco recordou que Giovanni Montini instituiu o Sínodo dos Bispos, a fim de, como escreveu Paulo VI, "adaptar os métodos de apostolado às múltiplas necessidades do nosso tempo e às novas condições da sociedade".

"Olhando para este grande papa, este cristão comprometido, este apóstolo incansável, diante de Deus, hoje, só posso dizer uma  palavra tão simples quanto sincera e importante: 'Obrigado'", agradeceu Francisco.

O papa argentino agradeceu o "testemunho humilde e profético de amor a Cristo e a sua Igreja" de Paulo VI e lembrou que ele foi "o grande timoneiro" do Concílio Vaticano II, iniciado em 1962.

Paulo VI, disse Francisco, "realmente sabia como dar a Deus o que é de Deus e dedicar sua vida à sagrada, solene e dura tarefa de continuar no tempo e na terra a missão de Cristo". "O papa Montini guiou a Igreja para que fosse ao mesmo tempo mãe amorosa de todos os homens e dispensador da salvação."

Na beatificação de Paulo VI, participaram dezenas de milhares de pessoas, a maioria de Brescia - terra natal do pontífice - e Milão - cidade onde foi arcebispo -, que lotaram a Praça de São Pedro.

Na missa, participou também o papa emérito Benedicto XVI, que foi nomeado cardeal por Pablo VI e também outros dois cardeais eleitos por Montini: Paulo Evaristo Arns e William Wakeield Baum./EFE

Mais conteúdo sobre:
Papa Francisco Papa Paulo VI

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.