PUBLICIDADE

Papa Francisco beatifica Paulo VI neste domingo

'Ele conduziu a Igreja com sabedoria e visão de futuro, sem jamais perder a alegria e a fé no Senhor', disse em missa no Vaticano

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco beatificou o italiano Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, o papa Paulo VI (1897-1978), neste domingo, 19, e destacou que o pontífice "guiou com sabedoria e visão de futuro - e talvez sozinho - o leme da barca de Pedro" em um momento que "estava surgindo uma sociedade secularizada e hostil". "Ele jamais perdeu a alegria e a fé no Senhor", disse o atual papa durante a homilia de beatificação.

PUBLICIDADE

Francisco recordou que Giovanni Montini instituiu o Sínodo dos Bispos, a fim de, como escreveu Paulo VI, "adaptar os métodos de apostolado às múltiplas necessidades do nosso tempo e às novas condições da sociedade".

"Olhando para este grande papa, este cristão comprometido, este apóstolo incansável, diante de Deus, hoje, só posso dizer umapalavra tão simples quanto sincera e importante: 'Obrigado'", agradeceu Francisco.

Papa Francisco pega uma bandeira da Itália jogada por um fiel, no final da cerimônia de beatificação do papa Paulo VI, na Praça de São Pedro, no Vaticano Foto: Gregorio Borgia/AP

O papa argentino agradeceu o "testemunho humilde e profético de amor a Cristo e a sua Igreja" de Paulo VI e lembrou que ele foi "o grande timoneiro" do Concílio Vaticano II, iniciado em 1962.

Paulo VI, disse Francisco, "realmente sabia como dar a Deus o que é de Deus e dedicar sua vida à sagrada, solene e dura tarefa de continuar no tempo e na terra a missão de Cristo". "O papa Montini guiou a Igreja para que fosse ao mesmo tempo mãe amorosa de todos os homens e dispensador da salvação."

Na beatificação de Paulo VI, participaram dezenas de milhares de pessoas, a maioria de Brescia - terra natal do pontífice - e Milão - cidade onde foi arcebispo -, que lotaram a Praça de São Pedro.

Na missa, participou também o papa emérito Benedicto XVI, que foi nomeado cardeal por Pablo VI e também outros dois cardeais eleitos por Montini: Paulo Evaristo Arns e William Wakeield Baum./EFE

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.