Papa Francisco nomeia monsenhor Fernando Ocáriz prelado da Opus Dei

Franco-espanhol de 72 anos está na instituição desde 1994 e substitui monsenhor Javier Echevarría, que morreu em dezembro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 23, o monsenhor Fernando Ocáriz Braña, de 72 anos, prelado da Opus Dei. O pontífice confirmou a eleição realizada pelo terceiro congresso eletivo da Prelazia no mesmo dia.

Fernando Ocáriz é licenciado em Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense Foto: Opus Dei/Divulgação

PUBLICIDADE

Com a nomeação, o monsenhor Ocáriz, que até então era vigário auxiliar, virou o terceiro sucessor de José María Escrivá, fundador da Opus Dei, após a morte do monsenhor Javier Echevarría, em 12 de dezembro.

Ocáriz nasceu em Paris, em 27 de outubro de 1944, filho de família espanhola exilada na França por causa da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Ele é o filho mais novo de oito irmãos.

O monsenhor é licenciado em Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona (1966) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1969). Ele obteve o doutorado em Teologia em 1971 na Universidade de Navarra. No mesmo ano, foi ordenado sacerdote.

De acordo com a Opus Dei, em seus primeiros anos como presbítero, Ocáriz se dedicou especialmente à Pastoral Juvenil e Universitária. 

Desde 1994 é vigário geral da Opus Dei e, em 2014, foi nomeado vigário auxiliar da Prelazia. Durante os últimos 22 anos acompanhou o prelado anterior, monsenhor Echevarría, em suas visitas pastorais a mais de 70 países. Nos anos 1960, quando era estudante de Teologia, conviveu em Roma com o fundador da Opus Dei. Desde jovem, é aficionado por tênis, esporte que pratica até hoje.

Nos próximos dias, o novo prelado vai propor aos congressistas os nomes de seus vigários, além dos demais novos membros dos conselhos que o auxiliarão durante os próximos oito anos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.