Arquivo/Estadão
Arquivo/Estadão

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Papa Paulo VI, líder do Concílio Vaticano II, será canonizado

Paulo VI foi responsável por levar adiante uma série de renovações na Igreja iniciadas por seu antecessor

O Estado de S.Paulo

21 de maio de 2018 | 22h22

O papa Paulo VI, que comandou a Igreja Católica entre 1963 e 1978, incluindo a maior parte do Concílio Vaticano II, será canonizado no dia 14 de outubro. O anúncio foi feito no fim de semana pela Santa Sé. Também será tornado santo na mesma data d. Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de El Salvador.

O papa presidirá a canonização na Praça de São Pedro durante o sínodo dedicado aos jovens, com a presença de bispos de todo o mundo. Com o papa Giovanni Battista Montini e o arcebispo salvadorenho, serão também canonizados os sacerdotes italianos Francesco Spinelli e Vincenzo Romano, a religiosa alemã Maria Caterina Kasper e a espanhola Nazaria Ignacia March Mesa.

++ ‘Deus te fez assim e te ama’, diz papa Francisco a homossexual que foi abusado por padre no Chile

História. Paulo VI foi responsável por levar adiante uma série de renovações na Igreja iniciadas por seu antecessor, João XXIII - canonizado em 2014 por Francisco. Os teólogos e os peritos médicos vaticanos reconheceram como milagre necessário para a cura de um bebê ainda no ventre da mãe.

Já Romero foi assassinado “por ódio à fé”, em 24 de março de 1980. Pela Igreja, o martírio pode levar à canonização sem a necessidade de comprovar um milagre. O Estado de S. Paulo foi o último jornal a quem ele deu uma entrevista. “Aqui todos temos medo de morrer”, disse. Em suas homilias, o arcebispo denunciava a violência e divulgava os nomes de pessoas mortas ou desaparecidas, na luta entre guerrilheiros e forças do governo. / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tudo o que sabemos sobre:
Igreja CatólicaPaulo Vi

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.