Pará: Governo troca superintendente do sistema penal após denúncia de abuso

Adolescente afirma que ela e mais duas menores ficaram 4 dias em prisão e foram violentadas

estadão.com.br,

20 Setembro 2011 | 09h45

SÃO PAULO - O governo do Pará anunciou nesta terça-feira, 20, a troca do superintendente do Sistema Penal, após uma adolescente de 14 anos denunciar que ela e mais duas menores foram drogadas, embriagadas, espancadas e violentadas durante quatro dias por detentos dentro da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará, a 50 km de Belém.

 

O titular da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Major Francisco Mota Bernardes, foi exonerado nesta terça-feira pelo governador Simão Jatene, e será substituído pelo Major Mauro Barbas.

 

Segundo o governo, "o major Bernardes prestou um grande serviço para o Estado, inclusive retirando todos os presos das delegacias da capital, mas infelizmente não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal", afirmou o Secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha.

 

A investigação criminal sobre a possível presença da menor na colônia agrícola está sendo conduzida pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e corre sobre segredo de Justiça, como determina o Estatuto da Criança e Adolescente. Uma cerca de contenção, que já vinha sendo construída no entorno da área, teve sua obras aceleradas, para aumentar o grau de segurança na Colônia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.